Bosi, Lobato, a ideologia e os pobres

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.134437

Palabras clave:

Alfredo Bosi, Monteiro Lobato, ideologia, pobres

Resumen

A partir do aproveitamento de alguns estudos de Alfredo Bosi sobre a noção de ideologia, este artigo estuda a configuração ideológica de Monteiro Lobato a respeito do homem pobre rural nas duas primeiras décadas do século XX.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Cerisara Gil, UFPR

Concluiu o doutorado em Teoria da Literatura e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas em 1997. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Paraná. Atua na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira. Estuda as relações entre literatura e sociedade, entre crítica literária e pensamento social, bem como a evolução das formas narrativas. Desenvolve, atualmente, pesquisa sobre as relações entre matéria rural, ensaísmo e a formação do romance brasileiro nos séculos XIX e XX. É pesquisador do CNPq. Foi coordenador o Grupo de Trabalho Literatura e Sociedade da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (2018-2020).

Citas

BOSI, Alfredo. Ideologia e contraideologia. São Paulo: Companhia as Letras, 2010.

______. “Formações ideológicas na cultura brasileira”, Estudos Avançados, v. 9, n. 25, São Paulo, p. 275-293, 1995.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 10 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

KOWARICK, Lúcio. Trabalho e vadiagem: a origem do trabalho livre no Brasil. 3 ed. São Paulo: 34, 2019.

LIMA, Nísia Trindade. Um sertão chamado Brasil: intelectuais e representação geográfica da identidade nacional. Rio de Janeiro: Revan, IUPERJ, UCAM, 1999.

LOBATO. Monteiro. Contos completos. São Paulo: Biblioteca Azul, 2014.

______. Problema vital, Jeca Tatu e outros textos. São Paulo: Globo, 2010.

Publicado

2023-12-14

Cómo citar

Cerisara Gil, F. (2023). Bosi, Lobato, a ideologia e os pobres. Nau Literária, 19(01), e-134437. https://doi.org/10.22456/1981-4526.134437

Número

Sección

DOSSIÊ: HOMENAGEM A ALFREDO BOSI