POVOS INDÍGENAS NO VALE DO ARAGUAIA, BRASIL

EVANGELIZAÇÃO PROTESTANTE E PROJETO DE CIVILIZAÇÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1897-1930)

Autores/as

  • Ordália Cristina Gonçalves Araújo Universidade Estadual de Goiás/Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Goiás
  • Elias Nazareno Faculdade de História e Curso de Educação Intercultural Universidade Federal de Goiás - UFG https://orcid.org/0000-0002-9689-9721

Resumen

Esse artigo tem como objetivo analisar os projetos de evangelização protestante voltados aos povos indígenas do Vale do Araguaia, região central do Brasil, na Primeira República (1897-1930) a partir dos registros deixados pelos missionários protestantes em relatos de viagem, livros e notícias publicados em periódicos à época. A análise dessas fontes históricas alude à articulação de um projeto de missão protestante internacional voltado para a América Latina em consonância com os projetos de integração republicanos num período em que se acreditava fortemente na extinção dos povos indígenas, considerados, portanto, sujeitos em transição. Tais fontes apontam à persistência e ao uso de uma perspectiva integracionista secular posta em evidência nas fontes históricas sobre essas missões, bem como o estabelecimento de uma territorialidade entre protestantes e católicos na região do Vale do Araguaia com vistas ao domínio e controle do território eclesiástico. Evidencia, além de não atingir o esperado para a missão, a projeção de noções e perspectivas evolucionistas aos povos indígenas encontrados e, também, a percepção da resistência e do protagonismo deles como fatores fundamentais à sua existência e reexistência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ordália Cristina Gonçalves Araújo, Universidade Estadual de Goiás/Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Goiás

C

Professora na Universidade Estadual de Goiás-UEG,  https://orcid.org/0000-0002-7585-0320, ordalia.araujo@ueg.br

 

Pesquisadora da história dos protestantismos no Estado de Goiás a partir da interculturalidade. Participa do grupo de pesquisa do CNPq História indígena e História ambiental: interculturalidade crítica e decolonialidade (PPGH/UFG) e do Laboratório de Pesquisa em Religiões e Modernidades (LAPREM - PPGHIS/UEG). Integra os GTs Ensino de História e Educação e História e Cultura Indígenas da ANPUH-GO. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Goiás, com atividades na graduação e pós-graduação em História. É orientadora do Programa de Residência Pedagógica (Edital Capes 2022). Possui graduação (1999), mestrado (2004) e doutorado em História (2019) pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de História, com ênfase em Didática e Metodologia do ensino de História e Estágio Supervisionado, atuando principalmente nos seguintes temas: BNCC, história indígena, ensino de história e formação de professores.

Elias Nazareno, Faculdade de História e Curso de Educação Intercultural Universidade Federal de Goiás - UFG

Professor Associado IV da Faculdade de História e do Curso de Licenciatura em Educação Intercultural da Universidade Federal de Goiás – UFG, https://orcid.org/0000-0002-9689-9721, eliasna@ufg.br.

Membro da rede de pesquisa CREA Community of Research on Excellence for All - CREA, na Universidade de Barcelona, Espanha. Integrante do GT índios na História John Monteiro da ANPUH. Pós-doutorado em sociologia com bolsa do CNPq pela Universidade de Barcelona - UB (2009), Pós-doutorado no PPGAS/UnB (2018) e Pós-Doutorado no Centro de Estudos Sociais - CES da Universidade de Coimbra, Portugal (2020). Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-Goiás (1989), mestrado em História pela Universidade de Brasília - UnB (1995) e doutorado em Sociologia - Universidade de Barcelona - UB (2003). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Goiás, é Coordenador do Programa de Pós-graduação em História - PPGH/UFG, professor do Curso de Educação Intercultural para formação de Professores Indígenas da UFG e Coordenador do Grupo de Pesquisa do DGP/CNPq, História indígena e História ambiental: interculturalidade crítica e decolonialidade da UFG. Professor da Universidade de Brasília no Departamento de História (1996-1998) e no Instituto de Relações Internacionais- IREL (2004-2005). Tem experiência nas áreas de História indígena, História do Brasil, Sociologia e em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação intercultural indígena, história indígena e educação quilombola.

Publicado

2025-01-07

Cómo citar

ARAÚJO, O. C. G.; NAZARENO, E. POVOS INDÍGENAS NO VALE DO ARAGUAIA, BRASIL: EVANGELIZAÇÃO PROTESTANTE E PROJETO DE CIVILIZAÇÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1897-1930). Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 52–69, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/139482. Acesso em: 27 abr. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS