O Segundo Círculo
centro e periferia em tempos de guerra
DOI:
https://doi.org/10.22456/2178-8839.146070Palavras-chave:
Crise Global; Extrema Direita; Guerra; Estados Unidos; China.Resumo
O Segundo Círculo: Centro e Periferia em Tempos de Guerra (Editora Unicamp, 2024), organizado por André Singer, Bernardo Ricupero, Cícero Araújo e Fernando Rugitsky, endereça os impasses do capitalismo e da democracia a partir de uma perspectiva que entrelaça crises globais e dinâmicas periféricas. A primeira parte, “Tempos de Guerra”, examina a escalada da instabilidade mundial desde 2008, explorando a ascensão da extrema direita, as disputas entre Estados Unidos e China e as contradições do Plano Biden. A segunda parte, “Perspectivas Latino-Americanas”, discute a industrialização na América do Sul, o extrativismo e a Maré Rosa, analisando como o superciclo de commodities viabilizou governos progressistas ao passo que viabilizou um modelo econômico contraditório. A última parte, “Pensamento Crítico”, resgata e atualiza elaborações teóricas latino-americanas sobre dependência, hegemonia neoliberal e luta de classes. Em que pese a dinamicidade das reconfigurações da conjuntura internacional, o livro constrói um arcabouço analítico capaz de iluminar a multifatorialidade da crise contemporânea, articulando transformações no sistema internacional, mutações do capitalismo e as ameaças crescentes à democracia.
Downloads
Referências
ANIEVAS, Alexander; SAULL, Richard (Eds.). The Far-Right in World Politics. Londres: Routledge, 2024.
BARBOSA, Alexandre de Freitas. O estilo de interpretação histórico-estrutural. In: SINGER, André; RICUPERO, Bernardo; ARAUJO, Ci-cero; RUGITSKY, Fernando (Eds). O segundo círculo: centro e periferia em tempos de guerra. Campinas: Editora da Unicamp, 2024, cap. 12, p. 365-396.
BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. Tradução de Mário A. Ma-rino e Eduardo A. Camargo Santos. Campinas: Editora Filosófica Politeia, 2019.
Rev. Conj. Aust. | Porto Alegre | v. 16, n. 73 | p. 84-87 | jan./mar. 2025 | ISSN: 2178-8839 Landim
Resenha do Livro: O segundo círculo: centro e periferia em tempos de guerra 87
RUGITSKY, Fernando; LOUREIRO, Pedro Mendes. Limites do extrativismo. In: SINGER, André; RICUPERO, Bernardo; ARAUJO, Cicero; RUGITSKY, Fernando (Eds.). O segundo círculo: centro e periferia em tempos de guerra. Campinas: Editora da Unicamp, 2024, cap. 08, p. 235-270.
SINGER, André; ARAUJO, Cicero; RUGITSKY, Fernando. O Brasil no inferno global: capitalismo e democracia fora dos trilhos. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2022.
SINGER, André; FANTON, Hugo. A evolução do interregno: novo americanismo e bipolarização do mundo. In: SINGER, André; RICU-PERO, Bernardo; ARAUJO, Cicero; RUGITSKY, Fernando (Eds.). O segundo círculo: centro e periferia em tempos de guerra. Campi-nas: Editora da Unicamp, 2024, cap. 01, p. 33-56.
SINGER, André; RICUPERO, Bernardo; ARAUJO, Cicero; RUGITSKY, Fernando. Introdução. In: SINGER, André; RICUPERO, Bernardo; ARAUJO, Cicero; RUGITSKY, Fernando (Eds.). O segundo círculo: centro e periferia em tempos de guerra. Campinas: Editora da Unicamp, 2024, p. 13-32.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carlos Eduardo Rezende Landim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, que permite seu uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, bem como sua transformação e criações a partir dele, desde que o(a) autor(a) e a fonte originais sejam creditados. Ainda, o material não pode ser usado para fins comerciais, e no caso de ser transformado, ou servir de base para outras criações, estas devem ser distribuídas sob a mesma licença que o original.
b. Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores(as) têm permissão para publicar, nos repositórios considerados pela Conjuntura Austral, a versão preprint dos manuscritos submetidos à revista a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Autores(as) têm permissão e são incentivados(as) a publicar e distribuir online (em repositórios institucionais e/ou temáticos, em suas páginas pessoais, em redes ou mídias sociais, etc.) a versão posprint dos manuscritos (aceitos e publicados), sem qualquer período de embargo.
e. A Conjuntura Austral: journal of the Global South, imbuída do espírito de garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto, é signatária da Declaração do México sobre o uso da licença Creative Commons BY-NC-SA para garantir a proteção da produção acadêmica e científica em acesso aberto.