EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL DE ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR: UMA ANÁLISE DA CONFORMIDADE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL
Palavras-chave:
Terceiro Setor, Normas Contábeis, Evidenciação ContábilResumo
O terceiro setor é composto por instituições privadas de interesse público que prestam serviços para a sociedade e que não visam lucro. Estas instituições são caracterizadas como associações, fundações ou entidades religiosas e prestam serviços em áreas como saúde, educação e inclusão social. O objetivo da pesquisa é analisar o grau de conformidade das demonstrações contábeis da fundação Universidade do Sul de Santa Catarina com as normas contábeis aplicadas ao terceiro setor. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso baseado principalmente em pesquisa documental. A partir das normas contábeis foi elaborada uma lista de aspectos que se referem a itens de verificação de conformidade e que foram posteriormente verificados na evidenciação contábil da fundação analisada. Os dados utilizados foram as demonstrações contábeis dos anos de 2010 a 2016 obtidos diretamente do site da fundação. Os resultados sugerem um nível geral de conformidade das demonstrações contábeis de 85,00%, confirmando a necessidade de aprimorar a evidenciação contábil se utilizando das normas específicas relacionadas às fundações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para o artigo publicado nesta revista são do autor, com direito de primeira publicação para a revista. Em virtude do artigo aparecer nesta revista de acesso público, de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Assim, o autor que tiver artigo aprovado no processo editorial autoriza a Revista Contexto a publicar a versão revisada do seu artigo. O autor que submete artigo para a Revista Contexto consente e declara que ele não foi publicado na íntegra em outro periódico e assume total responsabilidade por sua originalidade e teor, podendo incidir sobre o autor eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.