ANÁLISE DE COMPETITIVIDADE EX-ANTE NAS EMERGÊNCIAS HOSPITALARES: A NECESSIDADE DE AVALIAÇÕES ASSISTENCIAIS E ECONÔMICAS SIMULTÂNEAS

Autores

  • Jacques Édison Jacques

Palavras-chave:

Competitividade. Acurácia. ABC – ABM. Eficácia. Emergências hospitalares.

Resumo

Até a década de 1970, a exatidão dos números dos resultados econômicos dominava a tomada de decisões dos modelos de gestão, enquanto a competitividade se apoiava apenas na contenção dos custos. Bastavam métodos tradicionais de custeio como o VBC (Volume Based Costing), que assumem que os custos dos produtos e serviços variam basicamente conforme o volume, como se não houvesse diferenciamento entre eles, favorecendo uma exata porém perigosa distorção. A partir daí, puxados principalmente pela globalização, houve mudanças significativas no cenário da competitividade, e a exatidão dos números vem dando lugar a necessidade da acurácia dos números – representatividade. A competitividade passa a ser em cima da qualidade. Dessa necessidade surgiu o ABM (Activity Based Management), onde a gestão privilegia as atividades ou fatores que fazem os números acontecerem, sendo o método de custeio ABC (Activity Based Costing), uma ferramenta importante do ABM. Considerando que a competitividade é a capacidade do desenvolvimento e da sustentação de vantagens que enfrentem a concorrência, a contabilidade gerencial em utilizando ABC – ABM estará analisando seus fatores determinantes, e avaliando a capacidade da manutenção ou da conquista de novas posições – análise de competitividade ex-ante. Na área da saúde, principalmente nas emergências hospitalares, onde os serviços assistenciais são extremamente diferentes uns dos outros, e o que é vendido é o investimento em recursos humanos e tecnológicos, a busca pela eficiência (relação recursos versus resultados), e pela eficácia (se a expectativa da meta foi atingida), é incessante. Estarão habilitadas a competirem as emergências hospitalares (ou serviços assistenciais como um todo) que, além do desenvolvimento de um sistema de custeio integrado aos protocolos médicos e rotinas, também trabalhem a melhoria continuada das premissas “processos” e “pessoas”, e desenvolvam modelos de custo-efetividade para análise econômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

JACQUES, J. Édison. ANÁLISE DE COMPETITIVIDADE EX-ANTE NAS EMERGÊNCIAS HOSPITALARES: A NECESSIDADE DE AVALIAÇÕES ASSISTENCIAIS E ECONÔMICAS SIMULTÂNEAS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 2, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11558. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos