TEORIA DO AGENCIAMENTO NA CONTABILIDADE A CONTABILIDADE E O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Autores

  • Josué Brisola

Palavras-chave:

Contabilidade. Comunicação. Teoria do agenciamento. Informação.

Resumo

O presente trabalho é o resultado de uma reflexão teórica sobre a teoria do agente do ponto de vista da contabilidade considerando que o trabalho contábil, o qual envolve “produzir” e “comunicar” informações, está estreitamente relacionado com o processo de agenciamento inerente às relações humanas nas organizações ou mesmo fora delas. Conceitua-se a teoria do agenciamento e analisa-se sua contribuição no processo de geração da informação e comunicação dessas informações visando suportar o processo decisório nas organizações. Destaca-se o papel relevante que a contabilidade exerce no contexto do agenciamento em dois momentos distintos que são o pré e o pós-decisório. Ao final, apresentam-se outras questões, não menos importantes, que impactam os relacionamentos (nexos de contratos), tais como os conflitos, os custos e questões éticas envolvidas nos relacionamentos.

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Como Citar

BRISOLA, J. TEORIA DO AGENCIAMENTO NA CONTABILIDADE A CONTABILIDADE E O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 4, n. 7, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11273. Acesso em: 10 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos