MAIS ARMAS DE FOGO, MAIS HOMICÍDIOS?

UMA EVIDÊNCIA EMPÍRICA PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE A PARTIR DE DADOS EM PAINEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.99613

Palavras-chave:

Armas de Fogo, Homicídios, Dados em Painel, Variáveis Instrumentais

Resumo

Este artigo visa trazer evidências empíricas a respeito da possível relação entre a disponibilidade de armas de fogo e homicídios com armas de fogo na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Para este fim, propõe-se um modelo econométrico com dados em painel com os 33 municípios da região no período 2007-2013. O artigo utiliza duas proxies para a disponibilidade de armas já utilizadas na literatura — apreensões de armas de fogo e proporção de suicídios com armas de fogo — e inova ao propor uma proxy alternativa — prisões por porte ilegal de armas de fogo. Para evitar problemas causados pela simultaneidade existente entre as variáveis e dar robustez as estimações, são estimados modelos com defasagens e com variáveis instrumentais por mínimos quadrados em dois estágios (MQ2E) e pelo método dos momentos generalizados (GMM). Os resultados mostram que há uma relação positiva e significativa estatisticamente entre a disponibilidade de armas de fogo e homicídios com armas de fogo na região. Além dessa conclusão, o artigo apresenta evidências de que o aumento no número de prisões por tráfico de drogas e de foragidos da justiça pela polícia reduz significativamente os homicídios na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande

possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1998), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Tem experiência na área de Economia e Métodos Quantitativos, com ênfase em Microeconometria Aplicada, Análise Econômica do Direito e Economia do Crime, atuando principalmente nos seguintes temas: crime, cidades, crescimento econômico, regulação, política fiscal e vitimização.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Oliveira, C., & Rostirolla, C. (2024). MAIS ARMAS DE FOGO, MAIS HOMICÍDIOS? : UMA EVIDÊNCIA EMPÍRICA PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE A PARTIR DE DADOS EM PAINEL. Análise Econômica, 40(83). https://doi.org/10.22456/2176-5456.99613

Edição

Seção

Artigos