O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CONTRIBUI NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES? UMA ANÁLISE A PARTIR DO ENADE 2013
DOI:
https://doi.org/10.22456/2176-5456.93270Palabras clave:
Propensity Score Matching, Mobilidade acadêmica internacional, Ciência Sem FronteirasResumen
O trabalho objetiva mensurar o efeito do programa Ciência sem Fronteiras
(CSF) no desempenho estudantil, apresentando estimativas do seu impacto na nota
dos ex-bolsistas do programa a partir de microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2013. A metodologia empregada foi o propensity score
matching (PSM) com o propósito de comparar os alunos do CSF com dois grupos de
controle: a) estudantes que participaram de nenhum programa de intercâmbio; b) estudantes que fizeram intercâmbio, por meio de outros programas, durante a graduação. Os resultados revelam que o CSF tem um impacto positivo e significativo em
duas medidas de desempenho dos alunos: nota geral e formação geral para diferentes
tipos de pareamento independente do grupo de comparação. Entretanto, os resultados
mostram-se pequenos diante dos custos do programa.