ANÁLISE DAS FORMAS DE OCUPAÇÃO E RENDIMENTOS DE HOMENS E MULHERES NAS ÁREAS RURAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NO PERÍODO 2001-2007

Autores

  • Marcelino de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carlos Alves do Nascimento Universidade Federal de Uberlândia
  • Jefferson Andronio Ramundo Staduto Universidade Estadual do oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.9005

Palavras-chave:

Desenvolvimento rural, Gênero, Mulher, Ocupações, Rendas rurais

Resumo

Este trabalho examina as formas de ocupações e fontes de rendas de homens e mulheres das famílias das áreas rurais do Estado do Rio Grande do Sul. Utiliza-se como base as tabulações especiais dos microdados das Pesquisas Nacionais de Amostras de Domicílios (PNADs) do período 2001 a 2007. As estimativas mostraram um aumento importante da participação de homens e mulheres em atividades não agrícolas, principalmente no que se convencionou denominar de “pluriatividade da agricultura familiar”. Em relação à análise dos rendimentos, observa-se que os homens ainda são os maiores responsáveis pela formação da renda familiar, seja do ponto de vista das fontes de renda do trabalho, seja do ponto de vista do conjunto das fontes de renda. Percebe-se que as mulheres ainda têm muito a conquistar para equalizar perante os homens, sua participação na estruturação da renda familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelino de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural.

Carlos Alves do Nascimento, Universidade Federal de Uberlândia

Professor adjunto II e coordenador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia.

Jefferson Andronio Ramundo Staduto, Universidade Estadual do oeste do Paraná

Professor do Curso de Ciênicas Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Bolsista Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2011-07-21

Como Citar

de Souza, M., do Nascimento, C. A., & Staduto, J. A. R. (2011). ANÁLISE DAS FORMAS DE OCUPAÇÃO E RENDIMENTOS DE HOMENS E MULHERES NAS ÁREAS RURAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NO PERÍODO 2001-2007. Análise Econômica, 29(55). https://doi.org/10.22456/2176-5456.9005

Edição

Seção

Artigos