UMA ANÁLISE DO ENDIVIDAMENTO MUNICIPAL NO BRASIL

Autores

  • Rodolfo Ferreira Ribeiro Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Raphael Douglas de Freitas Lucena Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.72151

Palavras-chave:

Endividamento, Municípios, Decomposição em modos empíricos

Resumo

Este estudo apresenta uma abordagem raramente discutida no âmbito das finanças públicas, expondo a ideia de que o processo de endividamento é composto por um fator permanente e outro transitório. Com isso, o objetivo émensurar a parte permanente e a parte transitória do endividamento dos municípios brasileiros nos anos de 1989 a 2012. Para isso, é utilizado um método que pode ser aplicado em séries não estacionárias e não lineares, chamado de decomposição em modos empíricos. Os resultados indicam que a composição do processo de endividamento dos municípios é, em grande parte, formada pelo fator transitório da dívida, em outras palavras, os governos municipais vêm expandindo suas dívidas de modo geral em seus respectivos ciclos orçamentários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo Ferreira Ribeiro Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em economia pelo CAEN/UFC. Pós Doutor em Economia pela UFRN. Professor Adjunto IV do DEC/UERN e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Economia - PPE/UERN.

Raphael Douglas de Freitas Lucena, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestrando em Economia pela UERN.

Downloads

Publicado

2019-08-05

Como Citar

Costa, R. F. R., & Lucena, R. D. de F. (2019). UMA ANÁLISE DO ENDIVIDAMENTO MUNICIPAL NO BRASIL. Análise Econômica, 37(73). https://doi.org/10.22456/2176-5456.72151

Edição

Seção

Artigos