A IMPORTÂNCIA DO MERCADO LATINO-AMERICANO E DA COMPETIÇÃO CHINESA PARA O DESEMPENHO RECENTE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE PRODUTOS MANUFATURADOS

Autores/as

  • Marta dos Reis Castilho Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-1483-4597
  • Kaio Glauber Vital da Costa Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Julia Ferreira Torracca Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.68199

Palabras clave:

Comércio internacional, Produtos manufaturados, Integração regional, Aladi, China

Resumen

As exportações brasileiras de produtos manufaturados apresentam uma especialização geográfica bem demarcada, tanto em termos de volume quanto de composição e grau de sofisticação dos produtos. Para os produtos manufaturados, a América Latina se tornou o principal mercado desde os anos 1990, além de revelar algum grau de articulação produtiva entre as economias. Porém, ao longo dos anos 2000, a parcela de mercado de manufaturados do Brasil na região vem se reduzindo devido à perda de competitividade dos produtos brasileiros associada ao acirramento da concorrência chinesa na região e à erosão das preferências comerciais do Brasil na América Latina. O presente trabalho analisa o desempenho e as perspectivas das exportações brasileiras de manufaturados segundo seus principais destinos usando indicadores de comércio (de market share e de similaridade das pautas exportadoras), que sistematizam as informações acerca da especialização da pauta exportadora brasileira e da articulação produtiva do Brasil com seus principais parceiros. Tal análise evidencia a importância do comércio regional para as exportações de manufaturados do país, apesar da redução do market share do Brasil nesses mercados. A fim de aprofundar o entendimento das causas para essa evolução recente, são examinados as perdas e ganhos das exportações de manufaturados do Brasil na Aladi em relação à China, utilizando-se uma versão modificada da metodologia de constant market share (CMS).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marta dos Reis Castilho, Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada

Insituto de Economia

Pesquisadora do Grupo de Indústria e Competitividade (GIC-IE/UFRJ). 

Área: economia internacional e industrial

Kaio Glauber Vital da Costa, Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Economia

Assistente de pesquisa do Grupo de Indústria e Competitividade (GIC-IE/UFRJ)

Julia Ferreira Torracca, Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Economia

Assistente de pesquisa do Grupo de Indústria e Competitividade (GIC-IE/UFRJ)

Publicado

2019-04-01

Cómo citar

Castilho, M. dos R., Costa, K. G. V. da, & Torracca, J. F. (2019). A IMPORTÂNCIA DO MERCADO LATINO-AMERICANO E DA COMPETIÇÃO CHINESA PARA O DESEMPENHO RECENTE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE PRODUTOS MANUFATURADOS. Análise Econômica, 37(72). https://doi.org/10.22456/2176-5456.68199