COMUNICAÇÃO DO BANCO CENTRAL, EXPECTATIVAS DE INFLAÇÃO E PROFECIA AUTORREALIZÁVEL: EVIDÊNCIAS PARA O BRASIL

Autores

  • Gabriel Caldas Montes Universidade Federal Flumiense
  • Rodolfo Tomás da Fonseca Nicolay Universidade Cândido Mendes

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.43537

Palavras-chave:

Comunicação, Expectativa de inflação, Banco Central, Política monetária, Profecia autorrealizável

Resumo

Estudos sobre comunicação do Banco Central, em países emergentes, ainda são escassos. Não existe, para o caso brasileiro, estudo acerca da influência da comunicação sobre as expectativas de inflação e, consequentemente, sobre a inflação. Portanto, este trabalho analisa a influência da comunicação da autoridade monetária brasileira sobre as expectativas de inflação e sobre a inflação e verifica se os comunicados da autoridade monetária possuem um caráter de profecia autorrealizável. O estudo contribui com a literatura ao elaborar – utilizando a teoria dos conjuntos fuzzy – um novo índice de comunicação e ao identificar uma situação paradoxal denominada de “paradoxo da comunicação”. Os resultados sugerem que a comunicação do Banco Central é capaz de apresentar um efeito adverso sobre as expectativas de inflação e sobre a própria inflação quando indica que há alto grau de perda de controle da inflação.

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Biografia do Autor

Gabriel Caldas Montes, Universidade Federal Flumiense

Universidade Federal Fluminense, Departamento de Economia; Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

Montes, G. C., & Nicolay, R. T. da F. (2016). COMUNICAÇÃO DO BANCO CENTRAL, EXPECTATIVAS DE INFLAÇÃO E PROFECIA AUTORREALIZÁVEL: EVIDÊNCIAS PARA O BRASIL. Análise Econômica, 34(66). https://doi.org/10.22456/2176-5456.43537