UMA AVALIAÇÃO DA SIMILARIDADE E DA SOFISTICAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES DOS PAÍSES DO CONE SUL

Autores

  • Orlando Monteiro da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Jacqueline Silva Batista Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.42005

Palavras-chave:

Cone Sul, Índice de similaridade, Sofisticação das exportações

Resumo

O objetivo deste estudo é fazer uma análise evolutiva da estrutura das exportações dos países do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) no período entre 2000 e 2011. Para tanto, são utilizados índices de similaridade e de sofisticação das exportações que permitem avaliar a especialização das exportações, baseados no fato de que bens similares que cada dois países exportam para determinado mercado podem ser considerados competidores nesse mercado. Os resultados mostram que os indicadores de similaridade não avançaram no período estudado, enquanto os de sofisticação evoluíram abaixo da média mundial. De uma maneira geral, os países apresentaram uma pauta de exportações muito dependente dos produtos primários e agrícolas, para os quais eles já têm vantagem competitiva nos mercados internacionais. A mudança na estrutura da cesta de exportações apresentou crescimento menor do que a média dos demais países, indicando que os países do Cone Sul têm tido dificuldades em especializar-se nos produtos com conteúdo de renda elevado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orlando Monteiro da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Agronomia (1976) e mestrado em Economia Rural (1979) pela Universidade Federal de Viçosa. É PhD em Economia pela North Carolina State University (1990), onde também fez um pós-doutorado (1997). Tem especialização em Integração Econômica pelo El Colégio de México, 1995. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa, na área de Economia Internacional do Depto de Economia, atuando como orientador nos cursos de pós-graduação em Economia Aplicada, Administração e Economia da UFV. Foi Coordenador do Curso de Ciências Econômicas, Chefe do Depto de Economia, Diretor Substituto do Centro de Ciências Humanas e Membro do Conselhos de Pesquisa e Universitário da UFV. Foi membro da Câmara de Ciências Humanas da FAPEMIG e Presidente da Fundação Arthur Bernardes. Suas publicações tem sido nas áreas de Economia, com ênfase nas Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: economia agrícola, interdependência de mercado e competitividade.

Jacqueline Silva Batista, Universidade Federal de Viçosa

Possui técnico em administração, é graduanda em Ciências Econômicas no Departamento de Economia (DEE-UFV). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Políticas Comerciais - DEE. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional.

Downloads

Publicado

2015-09-01

Como Citar

Silva, O. M. da, & Batista, J. S. (2015). UMA AVALIAÇÃO DA SIMILARIDADE E DA SOFISTICAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES DOS PAÍSES DO CONE SUL. Análise Econômica, 33(64). https://doi.org/10.22456/2176-5456.42005