Elasticidades dinâmicas do comércio exterior brasileiro

Dynamic Elasticities of Brazilian Foreign Trade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.116286

Palavras-chave:

Balança Comercial, CGCE, VECM-TVC

Resumo

O presente estudo examina as elasticidades da balança comercial brasileira numa perspectiva dinâmica, ou não linear, considerando a classificação por grandes categorias econômicas (CGCE); ou seja, bens de capital, bens de consumo duráveis, bens de consumo não duráveis, bens intermediários e combustíveis e lubrificantes. As mudanças econômicas nacionais e internacionais ocorridas nas últimas décadas e os choques a que economias emergentes como a brasileira estão sujeitos oferecem uma boa oportunidade para investigações dessa natureza. Para tal, utilizam-se dados mensais entre janeiro de 2000 e julho de 2019 e da modelagem de cointegração variante no tempo (VECM-TVC). Os resultados indicam elasticidades dinâmicas da taxa de câmbio real positivas em todos os setores, com exceção dos combustíveis e lubrificantes. As evidências para os impactos das variáveis de renda externa e de renda doméstica também apresentam a direção prevista pela literatura na maior parte da amostra, exceto no modelo para os bens de consumo duráveis, cujas elasticidades apresentaram impactos inversos em grande parte do período analisado, tornando os efeitos médios negativos e positivos, para as demandas externa e doméstica, respectivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Clécio de Brito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Doutorando em Economia, CAEN/UFC

Elano Ferreira Arruda, Universidade Federal do Ceará, Departamento de Economia Aplicada, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Doutor em Economia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia, CAEN, e em Economia Rural (PPGER), da Universidade Federal do Ceará.

Cristiano da Costa da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Departamento de Economia, Natal, Rio Grande do Norte.

Doutor em Economia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2026-05-29

Como Citar

de Brito, A. C., Arruda, E. F., & da Silva, C. da C. (2026). Elasticidades dinâmicas do comércio exterior brasileiro: Dynamic Elasticities of Brazilian Foreign Trade. Análise Econômica, 43(89). https://doi.org/10.22456/2176-5456.116286

Edição

Seção

Artigos