UMA ANÁLISE ECONOMÉTRICA DO FUTEBOL BRASILEIRO

Autores

  • Ari Francisco de Araújo Jr. UFRGS
  • Cláudio D. Shikida
  • Leonardo M. Monasterio

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10824

Palavras-chave:

Esportometria. Futebol. Economia. Esportes.

Resumo

Neste artigo apresentamos uma análise "esportométrica" do desempenho dos times de futebol participantes de um dos mais importantes torneios do gênero no mundo: o Campeonato Brasileiro (1971-1998). Postula-se que o bom desempenho dos times seja relacionado não apenas à qualidade de seus jogadores como também a fatores econômicos e políticos. Duas classes de modelos principais são estimados sob definições alternativas da variável dependente ("sucesso do time no campeonato"): pooled logit model e fixed effects logit model Os resultados mostram que a chance de se estar nos primeiros lugares do ranking do campeonato apresenta uma relação positiva com respeito à eficiência do time em termos de artilharia. Além disso, estados mais ricos possuem maior chance de apresentar times nas primeiras colocações do campeonato, embora este efeito seja decrescente. Finalmente, existem evidências de que, pelo menos no curto prazo, a política exerce influência positiva sobre os resultados estaduais obtidos no Campeonato Brasileiro de Futebol. Além disso, os resultados sugerem que no longo prazo o processo político reduz a chance de o estado colocar uma equipe entre as melhores do campeonato brasileiro de futebol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ari Francisco de Araújo Jr., UFRGS

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Cláudio D. Shikida

Não há resumo.

Leonardo M. Monasterio

Não há resumo.

Downloads

Publicado

2009-10-13

Como Citar

Araújo Jr., A. F. de, Shikida, C. D., & Monasterio, L. M. (2009). UMA ANÁLISE ECONOMÉTRICA DO FUTEBOL BRASILEIRO. Análise Econômica, 23(44). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10824