NECESSIDADES E OS CONDICIONANTES DA SEGUNDA OCUPAÇÃO

Autores

  • Wilson F. Menezes
  • José Carrera-Fernandez

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10730

Palavras-chave:

Segundo emprego. Mercado de trabalho. Renda do trabalho.

Resumo

Este trabalho analisa o importante contingente de pessoas com uma segunda ocupação na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Fazendo uso da base de dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Salvador (PED-RMS), este artigo estudou a formação do rendimento da segunda ocupação, sob o ponto de vista econométrico, procurando estabelecer os princípios determinantes e condicionantes que levam os trabalhadores a buscar uma segunda atividade no mercado de trabalho. Além disso, este trabalho também analisou a participação dos trabalhadores na ocupação adicional, através de um modelo logit, visando destacar a contribuição dos principais elementos que influenciam a decisão de essas pessoas buscarem uma segunda inserção no mercado de trabalho. Os resultados econométricos revelaram que os trabalhadores mais propensos ao segundo emprego são as mulheres, os chefes de família e os assalariados, os quais são impelidos a procurar uma segunda ocupação basicamente em decorrência dos baixos ganhos no trabalho principal. De fato, essa fonte de rendimento adicional é um fator determinante que leva os trabalhadores a buscarem um segundo emprego no mercado de trabalho. No entanto, percebe-se também que a decisão do trabalhador em participar pela segunda vez na força de trabalho deve-se em muito ao nível de esforço (medido em horas dedicadas ao trabalho) que o mesmo aplica nessa ocupação adicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson F. Menezes

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

José Carrera-Fernandez

Não há resumo.

Downloads

Publicado

2009-10-09

Como Citar

Menezes, W. F., & Carrera-Fernandez, J. (2009). NECESSIDADES E OS CONDICIONANTES DA SEGUNDA OCUPAÇÃO. Análise Econômica, 21(39). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10730

Edição

Seção

Artigos