Mastite com septicemia em caninos causada por Staphylococcus intermedius

Authors

  • Luciane Martins Borowsky UFRGS
  • David Driemeier UFRGS
  • Daniela Bernadete Rozza UFRGS
  • Marisa Ribeiro de Itapema Cardoso UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-9216.17080

Keywords:

Mastite, Caninos, Staphylococcus intermedius

Abstract

Os casos de mastite em caninos ocorrem mais comumente no período pós-parto ou como complicação de casos de pseudociese. Os microrganismos mais isolados nestes casos têm sido enterobactérias, estreptococos e estafilococos. Neste relato, são descritos três casos de cães com mastite aguda que evoluíram para óbito. Os animais apresentavam vômitos, abatimento, dificuldade respiratória e hálito urêmico. Na necropsia havia mastite gangrenosa e abscessos mamários nas mamas abdominais caudais e inguinais. No exame histopatológico, encontrou-se extensas áreas de necrose e hemorragia associadas à inflamação purulenta e presença de cocos gram positivos. Trombos sépticos foram encontrados em órgãos parenquimatosos. As glândulas mamárias com lesão macroscópica foram encaminhadas para exame bacteriológico. Houve crescimento de colônias circulares, lisas, brilhantes e com presença de hemólise parcial e total no ágar sangue. Em todos os casos relatados, foi isolado o

 

 

Staphylococcus intermedius, que é o principal representante do grupo dos agentes bacterianos coagulase positivos encontrados em cães. Apesar de não ser possível descartar a hipótese de uma bacteremia, os casos observados podem estar associados à produção de toxinas. Este relato objetiva levantar a hipótese de associação de toxinas com os casos aqui descritos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciane Martins Borowsky, UFRGS

David Driemeier, UFRGS

Setor de Patologia Veterinária.  Faculdade de Veterinária (FAVET) de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Daniela Bernadete Rozza, UFRGS

Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), Faculdade de Veterinária (FAVET) de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Marisa Ribeiro de Itapema Cardoso, UFRGS

Setor de Medicina Veterinária Preventiva - FAVET/UFRGS

Published

2018-06-27

How to Cite

Borowsky, L. M., Driemeier, D., Rozza, D. B., & Cardoso, M. R. de I. (2018). Mastite com septicemia em caninos causada por Staphylococcus intermedius. Acta Scientiae Veterinariae, 31(2), 111–113. https://doi.org/10.22456/1679-9216.17080

Issue

Section

Case Report

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 > >>