Avaliação dos procedimentos de limpeza, desinfecção e biossegurança no Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo (HV-UPF)
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-9216.16129Keywords:
Desinfecção, Biossegurança, Contaminação ambiental, Hospitais veterináriosAbstract
Os hospitais veterinários têm particularidades que os distinguem de hospitais humanos, embora os princípios básicos de limpeza e esterilização sejam os mesmos. Devido aos riscos de contaminações cruzadas e infecções, é fundamental utilizar protocolos padronizados e avaliar a eficácia dos processos empregados na limpeza e desinfecção dos ambientes hospitalares. Assim, os objetivos deste trabalho foram avaliar os procedimentos dos funcionários e dos médicos veterinários para a limpeza, desinfecção e biossegurança no Hospital Veterinário da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF (HV-UPF), a qualidade microbiológica e físico-químico da água utilizada na higienização e a contaminação ambiental dos ambulatórios do HV-UPF. As análises de água indicaram padrões físico-químicos e microbiológicos adequados, ausência de coliformes termotolerantes, coliformes totais <1,1NMP/mL e bactérias heterotróficas 1,0X10
2UFC/mL. A avaliação das contagens de sedimentação simples e os resultados dos swabs de superfície realizados antes e após a limpeza e desinfecção dos ambulatórios estavam em conformidade com a APHA, que recomenda até 30 ufc/cm2 e 2 ufc/cm2, respectivamente. Entretanto, algumas contagens bacterianas aumentaram após a desinfecção, indicando que os procedimentos devem ser revistos e que testes de eficácia de desinfetantes in vitro devem ser realizados. As atividades dos funcionários e médicos veterinários do HVUPF não são padronizadas, reforçando a necessidade de cursos de treinamento na área, com noções básicas de microbiologia e o estabelecimento de protocolos para os procedimentos de limpeza, desinfecção e biossegurança.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of its content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project and Directory of Open Access Journals.
We define open access journals as journals that use a funding model that does not charge readers or their institutions for access. From the BOAI definition of "open access" we take the right of users to "read, download, copy, distribute, print, search, or link to the full texts of these articles" as mandatory for a journal to be included in the directory.
La Red y Portal Iberoamericano de Revistas Científicas de Veterinaria de Libre Acceso reúne a las principales publicaciones científicas editadas en España, Portugal, Latino América y otros países del ámbito latino