Reflexões e refrações sobre a mediação e a re(a)presentação da dança no cinema documental contemporâneo

Cristiane Wosniak

Resumo


Neste artigo, apresento uma reflexão acerca da signagem do  corpo em movimento dançante no documentário poético contemporâneo, alicerçada pelos pressupostos da Teoria Geral do Signos de Charles SandersPeirce e pela filosofia do cinema da diferença de Gilles Deleuze. O objetivo da investigação recai sobre os modos como Deleuze se apropria dos signos peirceanos e os atualiza na construção de sua ontologia da imagem e como pensa o tempo e a diferença no cinema. No percurso desta reflexão, pretendo abordar não apenas as rupturas, mas as próprias refrações das imagens dançantes enquanto potência onírica que (per)duram por entre situações óticas e sonoras puras no documentário poético.Tomo como corpus de análise,Pina (2011) de Wim Wenders,  como ilustração da lógica da imagem-tempo e proponho o argumento de que as imagens dos corpos dançantes na tela wenderiana, não são cópias referentes das ‘coisas’, mas as próprias ‘coisas’, que se entretecem no espaço-tempo, fazendo conversar/dançar, na mesma malha sígnica, a imagem atual e a virtual.

 

Palavras-chave:Imagem. Mediação.Cinema documental. Signagem. Dança.

 

Reflections and refractions about mediation and representation of dance in contemporary film documentary

 

Abstract

In thisarticle, I present a reflectionaboutthesignagemofthedancing bodiesin contemporarypoeticdocumentary, basedontheassumptionsofthe General TheoryofSignsbyCharles SandersPeirceandtheGilles Deleuzes`sphilosophyof cinema. The goaloftheresearchisontheways Deleuze appropriatesthesignsofPeirceandupdatesonbuilding its ontologyandimagesharingandhow do the time andthedifference in film. In thecourseofthisreflection, I intendtoaddressnotonlythe breaks, buttheownrefractionsofpictureswhile dancing dream, throughpureopticalandsoundsituations in poeticdocumentary. I take as corpusanalysis, theWim Wender`sPina (2011), as anillustrationofthelogicofthe time-imageand Iproposetheargumentthattheimagesof dancing bodiesonWenders screen are notrelated copies of 'things', buttheirown 'things' that are interwoven in space-time, doingtalk/dance, thesamefabricsignic, thecurrentandthe virtualimage.

 

Keywords: Image. Mediation. Documentarymovie. Signagem. Dance.

 


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DOI: https://doi.org/10.22456/1984-1191.49338

Revista Iluminuras - Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - BIEV/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS

E-ISSN 1984-1191