A simulação no ensino de competências para a realização de serviços farmacêuticos de âmbito clínico

Autores

  • Thaissa Costa Cardoso Universidade Federal de Goiás
  • Cleiton Bueno da Silva Universidade Federal de Goiás
  • Flávio Marques Lopes Universidade Federal de Goiás
  • Nathalie de Lourdes Souza Dewulf Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Cuidados farmacêuticos, Competência clínica, Treinamento por simulação, Simulação de paciente

Resumo

O cuidado farmacêutico, operacionalizado em serviços farmacêuticos de âmbito clínico, é capaz de aumentar os desfechos desejáveis a partir do uso dos medicamentos. A realização destes depende de competências clínicas adequadas, cujo desenvolvimento ocorre por meio de métodos que permitam ao estudante a associação entre conhecimentos, habilidades e atitudes. A simulação é um método que proporciona um cenário adequado para esse fim e, por isso, buscou-se analisar e reunir evidências sobre seu uso no desenvolvimento de competências para a realização desses serviços por meio de uma revisão integrativa. A intersecção entre os descritores “cuidados farmacêuticos” e “competências clínicas” nos bancos de dados PubMed/MedLine e Lilacs, entre os anos de 2013 e 2018, retornou 703 estudos, dos quais 18 foram incluídos por dois pesquisadores independentes. 61,1% dos estudos utilizaram a simulação para desenvolvimento e avaliação da comunicação com paciente e equipe de saúde, 50,0% dos estudos avaliou o componente “habilidade” e a simulação realística ou virtual foi utilizada em 55,5% dos estudos. A simulação demonstra ser um método pertinente ao desenvolvimento de competências clínicas, porém seu uso no Brasil se mostra incipiente e os recursos de infraestrutura e econômicos são os principais obstáculos para seu o uso.

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Biografia do Autor

Thaissa Costa Cardoso, Universidade Federal de Goiás

Laboratório de Pesquisa em Ensino e Serviços em Saúde

Cleiton Bueno da Silva, Universidade Federal de Goiás

Laboratório de Pesquisa em Ensino e Serviços em Saúde

Flávio Marques Lopes, Universidade Federal de Goiás

Laboratório de Pesquisa em Ensino e Serviços em Saúde

Nathalie de Lourdes Souza Dewulf, Universidade Federal de Goiás

Laboratório de Pesquisa em Ensino e Serviços em Saúde

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Publicado

2020-07-15

Como Citar

1.
Cardoso TC, Silva CB da, Lopes FM, Dewulf N de LS. A simulação no ensino de competências para a realização de serviços farmacêuticos de âmbito clínico. Clin Biomed Res [Internet]. 15º de julho de 2020 [citado 19º de abril de 2024];40(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/98027

Edição

Seção

Artigos de Revisão