Análise de prescrições médicas dispensadas em farmácia no Sistema Único de Saúde

Autores

  • Gabriela Laste UFRGS
  • Iraci Lucena da Silva Torres Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alícia Deitos UFRGS
  • Ana Cláudia de Souza UFRGS
  • Andressa de Souza
  • Carla Kauffmann Univates
  • Luciana Carvalho Fernandes Univates
  • Maria Beatriz Cardoso Ferreira UFRGS

Palavras-chave:

Prescrições médicas, Sistema Único de Saúde, Indicadores de Uso Racional de Medicamentos, Assistência farmacêutica.

Resumo

Objetivo: Analisar os indicadores propostos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em prescrições médicas fornecidas a pacientes atendidos em Centro de Saúde do município de Lajeado – RS.

Métodos: Foi realizado estudo transversal, que avaliou dados relativos ao padrão de prescrição em Sistema Único de Saúde (SUS).

Resultados: Foram analisadas 292 prescrições médicas. Destas, 282 continham o nome do paciente, mas em apenas três havia o seu endereço. Em 243 prescrições, constava o nome do médico, e, em 227, havia o número de inscrição no Conselho de Medicina. Foram identificados 713 medicamentos, com média de 2,44 por prescrição, sendo aqueles com ação em sistema cardiovascular os mais prevalentes. Observou-se, ainda, que 611 medicamentos constavam da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), 509 constavam da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) e 489 constavam da Lista Modelo da OMS.

Conclusão: A maioria dos indicadores de prescrição avaliados apresentou adequação ao que é proposto pela OMS. No entanto, ainda há dificuldades, como aquelas referentes a itens faltantes nas prescrições médicas, o que pode interferir no uso racional de medicamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iraci Lucena da Silva Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA

Downloads

Publicado

2013-05-06

Como Citar

1.
Laste G, Torres IL da S, Deitos A, de Souza AC, de Souza A, Kauffmann C, Fernandes LC, Ferreira MBC. Análise de prescrições médicas dispensadas em farmácia no Sistema Único de Saúde. Clin Biomed Res [Internet]. 6º de maio de 2013 [citado 28º de março de 2024];33(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/37507

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)