Análise de prescrições médicas dispensadas em farmácia no Sistema Único de Saúde

Gabriela Laste, Iraci Lucena da Silva Torres, Alícia Deitos, Ana Cláudia de Souza, Andressa de Souza, Carla Kauffmann, Luciana Carvalho Fernandes, Maria Beatriz Cardoso Ferreira

Abstract


Objetivo: Analisar os indicadores propostos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em prescrições médicas fornecidas a pacientes atendidos em Centro de Saúde do município de Lajeado – RS.

Métodos: Foi realizado estudo transversal, que avaliou dados relativos ao padrão de prescrição em Sistema Único de Saúde (SUS).

Resultados: Foram analisadas 292 prescrições médicas. Destas, 282 continham o nome do paciente, mas em apenas três havia o seu endereço. Em 243 prescrições, constava o nome do médico, e, em 227, havia o número de inscrição no Conselho de Medicina. Foram identificados 713 medicamentos, com média de 2,44 por prescrição, sendo aqueles com ação em sistema cardiovascular os mais prevalentes. Observou-se, ainda, que 611 medicamentos constavam da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), 509 constavam da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) e 489 constavam da Lista Modelo da OMS.

Conclusão: A maioria dos indicadores de prescrição avaliados apresentou adequação ao que é proposto pela OMS. No entanto, ainda há dificuldades, como aquelas referentes a itens faltantes nas prescrições médicas, o que pode interferir no uso racional de medicamentos.


Keywords


Prescrições médicas; Sistema Único de Saúde; Indicadores de Uso Racional de Medicamentos; Assistência farmacêutica.



Copyright (c)



ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

 

 

Apoio Financeiro:

 


Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.