Comportamento Alimentar e Imagem Corporal Entre Estudantes de Nutrição de uma Universidade Pública de Porto Alegre - RS

Cynthia Analía Garcia, Teresa Gontijo Castro, Rafael Marques Soares

Abstract


Introdução: Transtornos alimentares (TAs) são mais prevalentes em grupos específicos da população. Nutricionistas vêm sendo identificados como grupo vulnerável a esses distúrbios.

Objetivo: Avaliar prevalências de comportamentos alimentares inadequados (CAI) e níveis de insatisfação com imagem corporal (IIC) entre alunos de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Métodos: Foram convidados todos os alunos matriculados no curso. Utilizaram-se questionários autoaplicáveis validados para avaliação de CAI (EAT-26) e IIC Body Shape Questionnaire (BSQ). O índice de massa corporal foi calculado a partir das medidas de peso e estatura. Calculadas médias, desvios-padrão e frequências absolutas e relativas. Associações analisadas pelo teste do qui-quadrado, ao nível de P<0,05, utilizando-se do programa SPSS 13.0.

Resultados: Foram estudados 104 alunos, com média etária de 22±4,5 anos e 96,2% do sexo feminino. As prevalências de CAI e de IIC foram de, respectivamente, 11,8% e 13,5%. Observada associação entre CAI e ICC nesta população (X2= 22,85; P=0,000).

Discussão: As prevalências de CAI e de IIC encontraram-se abaixo do esperado, sugerindo menor prevalência de comportamento característico de TA, comparadas a estudantes de Nutrição de outras Universidades. Entretanto, 92,8% das estudantes com IIC eram eutróficas, corroborando com a literatura: a insatisfação surge com a crença de “estar obeso”, apesar da eutrofia.

Conclusão: Na população estudada há preocupação com o corpo, demonstrando a influência da pressão sociocultural nesse grupo, o que é preocupante, pois são futuros nutricionistas que influenciarão na construção de um ideal de corpo de seus pacientes reforçando ou não padrões de beleza impostos pela nossa sociedade.


Keywords


transtornos alimentares; comportamento alimentar; imagem corporal



Copyright (c)



ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

   

  

 

Apoio Financeiro:


 

Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.