Caracterização e Avaliação Antropométrica dos Trabalhadores dos Restaurantes Universitários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ana Luiza Scarparo, Francisco Stefani Amaro, Ana Beatriz Almeida de Oliveira

Abstract


Introdução: Devido à relação positiva entre as condições de saúde e a produtividade, há uma crescente preocupação das empresas com a saúde de seus funcionários. Nesse sentido, conhecer o perfil nutricional dos trabalhadores torna-se fundamental para a elaboração de estratégias visando melhorar a qualidade de vida desses sujeitos.

Objetivo: Caracterizar e realizar avaliação antropométrica dos trabalhadores dos restaurantes universitários (RUs) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Métodos: Realizou-se, em 2006, um estudo transversal com os funcionários ligados à produção de alimentos dos quatro RUs da UFRGS. Através da análise estatística, foi verificado se as variáveis possuíam associação significativa (P<0,05).

Resultados: Os 130 trabalhadores avaliados tinham idade média de 36,82±11,85 anos e 75,4% eram terceirizados. Encontrou-se que 74,61% dos indivíduos ganharam, em média, 5,6 kg (±8,01) desde o seu início de trabalho no RU e 56,9% dos funcionários estavam com excesso de peso, sendo 34,6% com sobrepeso e 22,3% com obesidade. Observou-se que 77,9% dos funcionários do sexo masculino possuem adiposidade abdominal adequada, enquanto 56,5% das mulheres apresentam circunferência abdominal maior que 88 cm, sendo consideradas com alto risco para doença cardiovascular. Quanto ao estilo de vida, 29,2% dos indivíduos eram fumantes e 56,9% eram sedentários.

Conclusão: A atividade física e o estado nutricional sugerem que os homens possuem melhor qualidade de vida e menor risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis. Além disso, foi encontrada alta prevalência de funcionários com excesso de peso, havendo uma mudança significativa no estado nutricional durante o tempo de trabalho.

 

 


Keywords


Antropometria; Restaurante Universitário; Perfil dos Trabalhadores



Copyright (c)



ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

   

  

 

Apoio Financeiro:


 

Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.