Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Estatística e Sociedade?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1) Regras gerais para submissão de artigos:

  • podem estar em espanhol, em francês, em inglês ou em português.
  • a extensão de cada artigo deverá ser de, no mínimo, 30.000 e, no máximo, 50.000 caracteres com espaço, incluindo referências bibliográficas, ilustrações, gráficos, mapas e tabelas. (As resenhas deverão ser de, no mínimo, 8.000 e, no máximo, 15.000 caracteres com espaço).
  • devem vir acompanhados de resumo, na língua do artigo e em inglês, de no máximo 1.000 caracteres com espaços e até três palavras-chave, na língua do artigo e em inglês.
  • devem ser digitado em software compatível com ambiente Windows, obedecendo às seguintes recomendações: letra Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4, margens de 2,5 cm, numeração no canto inferior direito.
  • a correção linguística dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.

 

2) Identificação de autoria do artigo:

  • na primeira página deverá constar (a) o título completo do trabalho (na língua do artigo e em inglês) que deve conter no máximo 100 caracteres com espaço;  (b) o(s) nome(s) do(s) autor(es), seguido de titulação e instituição à qual se vincula(m) e e-mail (opcional); (c) em caso de financiamento da pesquisa, o nome da instituição financiadora deverá ser mencionado em  nota de rodapé
  • na segunda página, será repetido o título completo do artigo (na língua do artigo e em inglês), seguido dos resumos e das três palavras-chaves (na língua do artigo e em inglês), logo vindo o texto do mesmo, sem a identificação do(s) autor (es), a fim de assegurar o anonimato no processo de apreciação pelos pareceristas.

 

3) Referências bibliográficas e notas:

As referências bibliográficas serão postas sempre ao final do texto. As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários e numeradas sequencialmente.

a) artigo publicado em periódico impresso

SENRA, Nelson de Castro; CAMARGO, Alexandre de Paiva Rio. A ciência da certeza. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, ano 2, n. 23, p. 54-59, ago. 2007.

b) artigo publicado em periódico eletrônico

RODRIGUES, A. F. Os sertões proibidos da Mantiqueira: desbravamento, ocupação da terra e as observações do governador dom Rodrigo José de Meneses. Revista Brasileira de História, São Paulo: Associação Nacional de História, v. 23, n. 46, p. 253-270, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbh/v23n46/a11v2346.pdf>. Acesso em: jun. 2009. 

c) parte (artigo ou capítulo) de livro

SENRA, Nelson de Castro. Em sete anos, a luz da nova ordem: breve visão de fatos e nomes. In: ______. História das estatísticas brasileiras. Rio de Janeiro: IBGE, 2008. v. 3: estatísticas organizadas (c.1936-c.1072). p. 67-90.

d) livro

SENRA, Nelson. O saber e o poder das estatísticas. Uma história das relações dos estaticistas com os Estados Nacionais e com as Ciências. Rio de Janeiro: IBGE, 2005.

e) trabalho apresentado em evento

LAMAS, F. G.; SARAIVA, L. F.; ALMICO, R. de C. da S. A Zona da Mata mineira: subsídios para uma historiografia. Trabalho apresentado no V Congresso Brasileiro de História Econômica e VI Conferência Internacional de Empresas, Caxambu, set. 2003.

LIMA, M. I. C. de. Província estrutural da Amazônia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 38., 1994, Camboriú. Resumos expandidos. Camboriú: Sociedade Brasileira de Geologia, 1994. p. 410-411. (Boletim, v. 2).

 

4) Ilustrações, tabelas, gráficos e mapas:

  • Deverão ser digitalizados com 300 DPIs  e enviados já incluídos no corpo do texto e também em arquivos separados (extensão .TIF ou .JPG).
  • Nos casos pertinentes, na parte superior esquerda da figura deve estar seu número e título (ex. FIGURA 2 – Aula de alfabetização do Teatro Experimental do Negro) e na parte inferior esquerda, a fonte (ex.: FONTE: Acervo Museu Afro Brasil) e pequeno texto explicativo de no máximo 3 linhas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  2. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.