Estudos Culturais e História da Educação: trajetórias e confluências
Keywords:
História Cultural, História da Educação, SBHEAbstract
O artigo discute a inserção da história cultural nos estudos de história da educação partindo da análise dos Anais dos encontros da SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação). A análise evidencia o uso crescente dos conceitos e temas da história cultural nos trabalhos realizados pela história da educação e a valorização das pesquisas voltadas para a questão da cultura. Os dados avaliados pela pesquisa demonstram que a partir do final da década de 1990, a área de educação começa a diversificar temáticas de pesquisa valorizando autores e conceitos-chave para os estudos culturais, como o conceito de "imaginário" e, em destaque, o de "representação" apropriado por Roger Chartier (1991), concepção teórica presente em grande parte das comunicações de pesquisa. O artigo objetiva levantar dados preliminares sobre o assunto e oportunizar discussões sobre interdisciplinaridade e a potencialidade dos estudos culturais para o campo da história da educação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.