Os “papéis velhos” na rede: manuscritos digitalizados e a leitura paleográfica
Palavras-chave:
Paleografia, manuscritos digitalizados, escrita, abreviaturasResumo
Este artigo procura sintetizar alguns pontos cruciais das técnicas de leitura e transcrição paleográfica. O conjunto das reflexões emerge da percepção de um fenômeno global muito recente, que consiste da digitalização e disponibilização em rede de importantes acervos documentais provenientes de diversas partes do mundo. Este fenômeno impactou profundamente a pesquisa com documentos manuscritos em diferentes áreas do conhecimento que se valem da Paleografia como ciência auxiliar. Não somente a pesquisa como manuscritos, mas também o ensino das técnicas de leitura e transcrição, nos cursos de humanidades, teve de lidar com as novas formas de acesso aos documentos manuscritos. Para estabelecer algumas considerações sobre leitura paleográfica, três manuscritos disponíveis online e utilizados em sala de aula foram selecionados. A partir de cada um deles, procedidos de diferentes contextos históricos e geográficos, procurou-se pensar a respeito da transformação da escrita e do alfabeto, e também do uso de determinados recursos, como as abreviaturas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-08-2016
Como Citar
MATEUS, E. T. Os “papéis velhos” na rede: manuscritos digitalizados e a leitura paleográfica. Revista Aedos, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 26–51, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/64281. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.