Trabalhadores “aprendizes” na Justiça do Trabalho: o caso dos menores operários de Juiz de Fora (1953)
Palavras-chave:
Trabalhadores Menores, Justiça do Trabalho, Salário.Resumo
Este estudo tem como objetivo uma análise dos conflitos judiciais que tem como pano de fundo o emprego de menores trabalhadores nas fábricas têxteis de Juiz de Fora na década de 1950. Tais conflitos giravam em torno da seguinte questão: esses menores deveriam ou não receber a metade do salário, uma vez que realizavam o mesmo trabalho designado para os operários adultos? A reivindicação do Sindicato dos Têxteis pela isonomia salarial do menor e as discussões em torno da lei e do direito neste caso, atingem uma situação peculiar no ano de 1953 na cidade mobilizando Sindicatos, a Justiça do Trabalho e a opinião pública. As marcas deste conflito no espaço judicial, nos anos subsequentes a 1953 também serão analisadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-08-2016
Como Citar
BELO ASSIS SILVA, A. Trabalhadores “aprendizes” na Justiça do Trabalho: o caso dos menores operários de Juiz de Fora (1953). Revista Aedos, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 92–113, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/58668. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto nos locais em que está identificado, é licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição BY.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) autor(es). Não haverá qualquer pagamento pela publicação nas versões online da revista Aedos. As opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, inglesa ou francesa e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os trabalhos que não contemplarem as normas editoriais não serão avaliados para publicação nem devolvidos aos autores. A remessa de originais implica na aceitação destas condições.