Trabalhadores “aprendizes” na Justiça do Trabalho: o caso dos menores operários de Juiz de Fora (1953)

Autores

  • Alessandra Belo Assis Silva Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Trabalhadores Menores, Justiça do Trabalho, Salário.

Resumo

Este estudo tem como objetivo uma análise dos conflitos judiciais que tem como pano de fundo o  emprego de menores trabalhadores nas fábricas têxteis de Juiz de Fora na década de 1950. Tais conflitos giravam em torno da seguinte questão: esses menores deveriam ou não receber a metade do salário, uma vez que realizavam o mesmo trabalho designado para os operários adultos? A reivindicação do Sindicato dos Têxteis pela isonomia salarial do menor e as discussões em torno da lei e do direito neste caso, atingem uma situação peculiar no ano de 1953 na cidade mobilizando Sindicatos, a Justiça do Trabalho e a opinião pública. As marcas deste conflito no espaço judicial, nos anos subsequentes a 1953 também serão analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Belo Assis Silva, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG (UFJF) 2011-2013 . Possui Especialização (Pós-Graduação "Lato Sensu") em "História e Cultura-Afro-Brasileira e Africana" pelo NEAB-UFJF , concluída em 2011.Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG no ano de 2010 . De novembro de 2008 a maio de 2010 atuou como bolsista de Iniciação Científica (FAPEMIG) no projeto "Estado e Sociedade: entre a Cidadania e a Exclusão". Atualmente pesquisa a Justiça do Trabalho e suas relações com o mundo do trabalho sob uma perspectiva histórica.

Downloads

Publicado

15-08-2016

Como Citar

BELO ASSIS SILVA, A. Trabalhadores “aprendizes” na Justiça do Trabalho: o caso dos menores operários de Juiz de Fora (1953). Revista Aedos, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 92–113, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/58668. Acesso em: 29 abr. 2025.