A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, as definições do Banco Mundial e os desafios da educação pública no Brasil

Patrícia Marchand, Mariângela Bairros, Julia Amaral

Resumen


Neste artigo, realizou-se uma análise da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, sua relação com a Lei 13.415 de 2017 que institui a reforma do Ensino Médio e com as diretrizes instituídas pelo Banco Mundial para a educação brasileira - expressas no documento intitulado de “Um ajuste justo: Análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil” publicado em novembro de 2017. Não há como desvincular a BNCC da reforma do ensino médio e das diretrizes instituídas pelo Banco Mundial. Destaca-se que o foco do debate nacional deve estar centrado na revogação da Lei 13.415 de 2017 e da EC 95/2017, e não apenas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Palabras clave


Ensino Médio; Base Nacional Curricular; Políticas Educacionais; Legislação Educacional

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ISSN Electrónico: 1982-3207

Qualis/Capes: Educação B2

 

Periodicidad – Semestral

 

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