A formação de coordenadores pedagógicos: contribuições para a gestão escolar democrática

Autores/as

  • Neusa Chaves Batista Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fátima Anise Rodrigues Ehlert Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lúcia F. R. Felix Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eliane Menegotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Coordenação Pedagógica, Gestão Escolar Democrática, Participação, Comunidade Escolar

Resumen

O artigo propõe uma discussão sobre o papel do coordenador pedagógico na perspectiva de diferentes contextos históricos, políticos e pedagógicos, que sinalizam inflexões e implicações teórico-práticas sobre as políticas de educação e a gestão escolar democrática. Apresentamos, portanto, o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, que desempenha um papel central na formação continuada dos coordenadores pedagógicos, oferecido através de uma parceria entre a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Ministério da Educação. Temos por objetivo relacionar o incremento da participação da comunidade escolar e o papel do coordenador pedagógico neste processo. Trata-se de uma abordagem transdisciplinar envolvendo estudos relativos à gestão democrática da área de políticas e à gestão de processos educacionais como perspectiva que possibilita abordar aspectos fundamentais do papel do coordenador pedagógico para a concretização da escola pública de qualidade para todos. Metodologicamente o artigo utiliza-se da análise de conteúdo e de pesquisas relativas a pressupostos teóricos da sociologia da educação, bem como de concepções de gestão escolar democrática, compreendendo a gestão democrática como efetiva paridade de participação dos segmentos da comunidade escolar nas deliberações da escola.

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Publicado

2018-10-11

Cómo citar

Batista, N. C., Ehlert, F. A. R., Felix, L. F. R., & Menegotti, E. (2018). A formação de coordenadores pedagógicos: contribuições para a gestão escolar democrática. Políticas Educativas – PolEd, 11(2). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/87269