INOVAÇÃO E APRENDIZADO EM UM AMBIENTE DE RACIONALIDADE LIMITADA E SUJEITO A EXTERNALIDADES DE REDE: UMA ABORDAGEM DE ESCOLHA DISCRETA

Autores

  • Helberte João França Almeida Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Adilson Giovanini Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC)
  • Wallace Marcelino Pereira
  • Alexandre Rodrigues Alves Coelho

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.73622

Palavras-chave:

Inovação, Externalidades, Modelo de escolhas discretas

Resumo

O artigo utiliza-se da modelagem baseada em agentes para identificar os tipos de aprendizados adotados pelas firmas em uma estrutura de mercado emergente e em um quadro dinâmico de mudanças técnicas, que se expressa por meio do esforço de aprendizado. Assim, o modelo computacional elaborado considera que as firmas possuem duas fontes diferentes de incentivo à inovação: incentivos internos e externos à firma. Dados de inovação disponibilizados pela (PINTEC), para o setor têxtil e de máquinas e equipamentos, foram utilizados para calibrar o modelo desenvolvido. Os resultados sugerem que os aprendizados adotados pelas firmas do setor de máquinas e equipamentos são sensíveis à fonte de incentivo. Por sua vez, os aprendizados adotados pelas firmas que compõem o setor têxtil são pouco sensíveis à fonte dos incentivos e ao grau de heterogeneidade com que as firmas percebem os incentivos externos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helberte João França Almeida, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC.

Adilson Giovanini, Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC)

Doutor em Economia pelo Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC)

Wallace Marcelino Pereira

Doutorando em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Alexandre Rodrigues Alves Coelho

Mestre em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Downloads

Publicado

2019-08-05

Como Citar

Almeida, H. J. F., Giovanini, A., Pereira, W. M., & Coelho, A. R. A. (2019). INOVAÇÃO E APRENDIZADO EM UM AMBIENTE DE RACIONALIDADE LIMITADA E SUJEITO A EXTERNALIDADES DE REDE: UMA ABORDAGEM DE ESCOLHA DISCRETA. Análise Econômica, 37(73). https://doi.org/10.22456/2176-5456.73622

Edição

Seção

Artigos