PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS BENEFICIÁRIOS RURAIS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores

  • Carolina Braz de Castilho e Silva UFRGS
  • Jonas Anderson Simões das Neves Unipampa
  • Sergio Schneider UFRGS
  • Joacir Rufino de Aquino UERN
  • João Ricardo Ferreira de Lima EMBRAPA/CPATSA

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.70320

Palavras-chave:

Programa Bolsa Família, Pobreza Rural, Região Sul

Resumo

O Programa de Transferência de Renda Condicionada Bolsa Família (PBF) tem sido alvo de estudos e inspirado programas de combate à pobreza, dentro e fora do Brasil. Apesar disso, há poucos estudos para se compreender seus impactos e sua contribuição para o desenvolvimento rural, região onde se concentra grande parte da população pobre e extremamente pobre e onde há grande quantidade de beneficiários do PBF. Este artigo apresenta e analisa o perfil dos beneficiários rurais do PBF na região Sul do Brasil, em 2014. Utilizando dados oficiais do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o estudo indica que há similaridade entre os estados estudados e baixa disponibilidade de recursos para os beneficiários do PBF converterem em trabalho e renda, contribuindo para a continuidade do elevado nível de pobreza. Assim, a política de transferência de renda, isoladamente, tem sido insuficiente para a superação da pobreza, o que requer que sua execução esteja associada a outras ações e programas pautados pela perspectiva do desenvolvimento territorial rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Braz de Castilho e Silva, UFRGS

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Jonas Anderson Simões das Neves, Unipampa

Pós-doutor em Desenvolvimento Rural pela UFRGS. Professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Sergio Schneider, UFRGS

Doutor em Sociologia pela UFRGS/Université Paris X. Professor do Departamento de Sociologia da UFRGS. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS

Joacir Rufino de Aquino, UERN

Mestre em Economia Rural e Regional pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

João Ricardo Ferreira de Lima, EMBRAPA/CPATSA

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). Pesquisador A da Embrapa Semiárido.

Downloads

Publicado

2017-08-05

Como Citar

Castilho e Silva, C. B. de, Neves, J. A. S. das, Schneider, S., Aquino, J. R. de, & Lima, J. R. F. de. (2017). PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS BENEFICIÁRIOS RURAIS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA REGIÃO SUL DO BRASIL. Análise Econômica, 35(especial). https://doi.org/10.22456/2176-5456.70320