Raiva: uma breve revisão

Authors

  • Helena Beatriz de Carvalho Ruthner Batista UFRGS
  • Ana Cláudia Franco UFRGS
  • Paulo Michel Roehe UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-9216.15959

Keywords:

Raiva, Brasil, Revisão, Variantes, Epidemiologia

Abstract

Provavelmente todas as espécies animais de sangue quente são passíveis de serem infectadas pelo vírus da raiva (VR). No entanto, a maioria dessas espécies, quando infectadas, tornam-se hospedeiros finais do agente, pois a infecção resulta em morte e não ocorre disseminação do mesmo para novos hospedeiros. Para garantir sua perpetuação na natureza, o VR adaptou-se a determinadas espécies, denominadas “hospedeiros naturais”, as quais servem como reservatórios do vírus. Durante esse processo de adaptação, modificações genômicas e antigênicas são geradas, originando as chamadas “variantes” do VR. Estas por vezes apresentam alterações que podem ser utilizadas como marcadores epidemiológicos, permitindo, por exemplo, a identificação da espécie fonte de infecção ou de variantes associadas a determinados nichos ecológicos. Nesta breve revisão são apresentados dados sobre o VR e sobre a ocorrência de variantes no Brasil, com ênfase nos achados de uma parcela dos inúmeros estudos realizados sobre o tema. São também apresentados e discutidos dados epidemiológicos sobre a situação da raiva no País nos últimos dez anos (1997-2006), salientando-se a marcada redução no número de casos de raiva urbana em cães e em humanos, estes últimos infelizmente compensados por um aumento no número de casos humanos associados a contatos com morcegos hematófagos no triênio 2004-2006.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Helena Beatriz de Carvalho Ruthner Batista, UFRGS

Ana Cláudia Franco, UFRGS

 

 

Laboratório de Virologia, Departamento de Microbiologia, Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS/Brasil.

Paulo Michel Roehe, UFRGS

 

 

Laboratório de Virologia, Departamento de Microbiologia, Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS/Brasil.

 

 

FEPAGRO Saúde Animal - Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), Eldorado do Sul, RS.

Published

2018-03-30

How to Cite

Batista, H. B. de C. R., Franco, A. C., & Roehe, P. M. (2018). Raiva: uma breve revisão. Acta Scientiae Veterinariae, 35(2), 125–144. https://doi.org/10.22456/1679-9216.15959

Issue

Section

Review

Most read articles by the same author(s)