Scratch nas Engenharias: Alunos desenvolvedores de experimentos para laboratório virtual
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.126683Keywords:
Experimentos, Laboratório Virtual, Aprendizagem Criativa, Engenharias, ScratchAbstract
Em busca de novas práticas educacionais para a disciplina de Estática dos cursos de Engenharias da UNISATC, esta pesquisa descreve uma atividade cujo objetivo é analisar as condições para o desenvolvimento de experimentos para laboratórios virtuais (LVs), utilizando a ferramenta Scratch 3.0 on-line, e envolvendo os estudantes de forma ativa e participativa, tornando-os protagonistas do próprio conhecimento. Utilizou-se a Aprendizagem Criativa e atividades de experimentação para desenvolver a autonomia, a criatividade, a motivação e o trabalho colaborativo. A metodologia da pesquisa se caracterizou por um estudo de caso aplicado com resultados assertivos, pois, mesmo sem saber programar, os estudantes construíram experimentos de forma autônoma, intuitiva, criativa e divertida, atingindo os objetivos do componente curricular.
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