Edições anteriores




2013

v. 20, n. 1 (2013)

Editorial

Este número da Revista de Informática Teórica e Aplicada (RITA) apresenta duas seções. A primeira conta com contribuições originais em diversos temas de pesquisa relevantes em teoria da computação, sistemas de informação e informática aplicada.

A segunda parte contém artigos selecionados do I WEIT, Primeiro Workshop-Escola de Informática Teórica, realizado em  Pelotas,  RS, em agosto de 2011. Este evento foi organizado pelas  Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e teve como temática a promoção da pesquisa e formação em teoria da computação.

Ao publicarmos este número da RITA, mantemos a nossa regularidade e valorizamos a produção científica de alta qualidade em Ciência da Computação.

Luis Lamb
Marcio Dorn
Lisandro Granville

Editores da RITA

2012

v. 19, n. 2 (2012)

Luis C. Lamb
Márcio Dorn
Lisandro Z. Granville

Editores-Chefe

Nesta edição da Revista de Informática Teórica e Aplicada (RITA) publicamos os melhores artigos do Workshop-Escola de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e Aplicações (WESAAC) realizado no ano de 2012.O evento foi realizado em Florianópolis, SC, junto à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nos dias 2, 3 e 4 de maio de 2012. O Workshop-Escola foi organizado pelo Departamento de Autmoação e Sistemas, UFSC, Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, USP, Departamento de Informática e Estatística, UFSC, através de seus programas de Pós-Graduação.

Durante mais de duas décadas, sempre valorizamos a produção acadêmica qualificada, seja através da publicação de números regulares, seja através da publicação de edições dedicadas a conferências, simpósios e escolas de alto nível. Ao prestigiarmos o WESAAC, a RITA mantém seu papel histórico de valorização da produção científica nacional qualificada.

Agradecemos o apoio da Comunidade de Ciência da Computação do Brasil, que sempre nos apoiou através de submissões, revisões e divulgação dos artigos publicados na RITA.

v. 19, n. 1 (2012)

Editorial e Agradecimento Histórico

Luis C. Lamb
Lisandro Z. Granville
Editores-Chefe

Nesta edição da Revista de Informática Teórica e Aplicada publicamos artigos que refletem a interdisciplinaridade que a nossa revista atingiu ao longo das últimas duas décadas. Acreditamos que a revista, ao longo deste tempo tem contribuído para a formação de uma comunidade nacional de pesquisa em Ciência da Computação. Agradecemos novamente o apoio da Comunidade de Ciência da Computação do Brasil, que sempre nos apoiou através de submissões, revisões e divulgação dos artigos publicados na RITA. Agradecemos, também, o apoio de Márcio Dorn na editoração deste volume.


Finalmente, registramos nosso agradecimento à Lourdes Tassinari, que desde o início da RITA, no final da década de 1980, sempre nos apoiou no processos administrativo e na consolidação e divulgação desta publicação. No momento em que a Lourdes se aposenta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, não poderíamos deixar de registrar o seu papel fundamental na consolidação da RITA na comunidade acadêmica nacional. Ao longo de sua carreira de mais de trinta anos no Instituto de Informática da UFRGS, seu trabalho para construção da RITA foi decisivo. Os Editores reconhecem este esforço e desejam à nossa amiga e colega Lourdes que ela tenha o mesmo sucesso nas suas novas atividades, nesta nova etapa de sua vida.


2011

v. 18, n. 2 (2011)

O Papel da Revista de Informática Teórica e Aplicada pela Excelência da Produção Científica Nacional em Computação

RITA, volume 18, número 2, 2011

Luis C. Lamb

Lisandro Z. Granville

Este número da Revista de Informática Teórica e Aplicada é testemunho da abrangência de áreas de pesquisa em Ciência da Computação no Brasil. No passado recente, poucos grupos de pesquisa realizam pesquisa internacionalmente competitiva No entanto, os mais de quarenta anos de investimentos no sistema de pós-graduação em computação brasileiro, aliado ao papel histórico das agências de fomento no país, contribuíram para um notával crescimento da Computação no cenário nacional.

Além disso, nossa área, reconhecida como estratégica para o desenvolvimento do país desde a criação do Ministério da Ciência e Tecnologia, e de órgãos oficiais que o precederam, hoje conta com um respeitável número de programas de pós-graduação que já se projetam internacionalmente. A consequência de décadas de investimento no sistema de pesquisa e pós-graduação das universidades hoje nos permite vislumbrar um futuro mais promissor. Mas, estamos apenas no início. A computação é uma ciência recente. E a pesquisa em Ciência da Computação no país também está iniciando, com pouco mais de quatro décadas de história.

Neste sentido, acreditamos que para apoiar este movimento pela excelência em pesquisa no Brasil, esta revista tem de trabalhar continuamente pela sua qualificação, mantendo critérios universais de avaliação dos resultados de pesquisa submetidos para publicação. Por este motivo, os trabalhos aqui publicados são avaliados pelos critérios universais de qualidade, que pesquisadores de notória competência tem cumprido com grande habilidade. Os editores da revista sempre estarão atentos aos novos desafios da computação nacional na busca pela excelência e reconhecimento internacional. Este processo é essencial para o estabelecimento de uma cultura científica independente, existente nos laboratórios e universidades de pesquisa consolidados e amplamente reconhecidos.

Finalmente, reconhecemos publicamente o apoio da comunidade nacional de pesquisadores em computação à RITA. Agradecemos aos revisores pelo seu apoio e, principalmente, aos autores pela confiança depositada nesta publicação do Instituto de Informática da UFRGS. Também registramos nosso agradecimento ao doutorando Márcio Dorn e à Lourdes Tassinari pelo apoio no processo de editoração deste volume.

v. 18, n. 1 (2011)

Editorial

RITA, volume 18, número 1, 2011

Luis C. Lamb

Lisandro Z. Granville

 

Este número da Revista de Informática Teórica e Aplicada ilustra o crescimento da pesquisa em Ciência da Computação no Brasil. A multidisciplinaridade dos artigos aqui apresentados mostra que a comunidade nacional de computação tem crescido tanto em número de professores, doutores e pós-graduandos, quanto em amplitude nas áreas de atuação destes pesquisadores.

Os artigos publicados neste número contemplam diversas temáticas, incluindo: redes de computadores, avaliação de desempenho de sistemas, sistemas de recomendação, sistemas multiagente, modelagem computacional, inteligência artificial, computação aplicada à saúde e análise formal de conceitos. Estes artigos ilustram também, a variedade de áreas de pesquisa desenvolvida hoje em diversas universidades de todo o Brasil.

Uma breve leitura dos primeiros volumes da RITA, publicados há vinte e um anos, nos permite perceber que no início de nosso trabalho editorial, publicávamos diversos tutoriais e artigos introdutórios. Passadas duas décadas, além de continuarmos a publicar revisões e tutoriais, percebemos que o número de submissões originais tem crescido significativamente, um efeito positivo das políticas editoriais da RITA, mas provável consequência das políticas de estado de incentivo à área. Algumas destas políticas, iniciadas há mais de trinta anos, deram resultados concretos: além do Brasil ter diversos programas com muitos bons índices de internacionalização, impacto científico e tecnológico, além de contribuírem decisivamente para a formação de empreendedores, pesquisadores e profissionais de alto nível, tão necessários para a construção de um país mais humano e civilizado. Esperamos que estas políticas de estado tenham continuidade pois, hoje, é possível identificar os efeitos positivos daquelas implementadas no século passado.

Concluindo, gostaríamos de reconhecer publicamente o apoio da comunidade nacional de computação à RITA, em particular aos revisores anônimos pelo seu trabalho voluntário mas, principalmente, aos autores por confiarem em nossa política editorial. Também registramos nosso agradecimento ao doutorando Márcio Dorn e à Lourdes Tassinari pelo apoio no processo de editoração deste volume.


2010

v. 17, n. 3 (2010)

Editorial

RITA, volume 17, números 1, 2, 3.

Luis C. Lamb

Lisandro Z. Granville

 

Este volume da Revista de Informática Teórica e Aplicada, publica artigos em diversas áreas da Ciência da Computação e de suas aplicações em outros domínios do conhecimento. A abrangência de áreas, característica histórica da RITA, reflete importante missão da nossa revista no contexto nacional. Esta missão é publicar resultados de estado-da-arte, para um grande público nacional e internacional, tendo como princípio o rigor acadêmico.

Os artigos publicados neste volume refletem o crescimento da área de Computação no Brasil, que hoje conta com dezenas de cursos de pós-graduação. Atualmente, a produção acadêmica nacional na área passa por momento de grande crescimento, tendo em vista sua relevância estratégica no contexto internacional. A RITA posiciona-se como revista muldisciplinar na qual a Computação, tanto em seus aspectos fundamentais, quando tecnológicos passam a ser ainda mais relevantes a todos os domínios do conhecimento.

Para melhor cumprir esta missão, a partir de 2010, a passamos a publicar os artigos da RITA em formato eletrônico. Este formato de publicação apresenta algumas características que nos parecem positivas, como: livre acesso, maior agilidade no trabalho editorial, redução do tempo de publicação dos artigos e maior número de artigos publicados por volume editado. Além disso, as novas formas de publicação em meio eletrônico, associados à mudanças culturais e à renovação da comunidade científica, demandam que as publicações ajustem seus modelos de negócio e suas formas de avaliação de artigos, publicação e divulgação de resultados científicos.

Finalmente, agradecemos o apoio da comunidade nacional à RITA, em particular aos revisores anônimos pelo seu trabalho voluntário. Também registramos nosso recohecimento ao doutorando Márcio Dorn e à Lourdes Tassinari pelo apoio no processo de editoração deste volume.

v. 17, n. 2 (2010)

Editorial

RITA, volume 17, números 1, 2, 3.

Luis C. Lamb

Lisandro Z. Granville

 

Este volume da Revista de Informática Teórica e Aplicada, publica artigos em diversas áreas da Ciência da Computação e de suas aplicações em outros domínios do conhecimento. A abrangência de áreas, característica histórica da RITA, reflete importante missão da nossa revista no contexto nacional. Esta missão é publicar resultados de estado-da-arte, para um grande público nacional e internacional, tendo como princípio o rigor acadêmico.

Os artigos publicados neste volume refletem o crescimento da área de Computação no Brasil, que hoje conta com dezenas de cursos de pós-graduação. Atualmente, a produção acadêmica nacional na área passa por momento de grande crescimento, tendo em vista sua relevância estratégica no contexto internacional. A RITA posiciona-se como revista muldisciplinar na qual a Computação, tanto em seus aspectos fundamentais, quando tecnológicos passam a ser ainda mais relevantes a todos os domínios do conhecimento.

Para melhor cumprir esta missão, a partir de 2010, a passamos a publicar os artigos da RITA em formato eletrônico. Este formato de publicação apresenta algumas características que nos parecem positivas, como: livre acesso, maior agilidade no trabalho editorial, redução do tempo de publicação dos artigos e maior número de artigos publicados por volume editado. Além disso, as novas formas de publicação em meio eletrônico, associados à mudanças culturais e à renovação da comunidade científica, demandam que as publicações ajustem seus modelos de negócio e suas formas de avaliação de artigos, publicação e divulgação de resultados científicos.

Finalmente, agradecemos o apoio da comunidade nacional à RITA, em particular aos revisores anônimos pelo seu trabalho voluntário. Também registramos nosso recohecimento ao doutorando Márcio Dorn e à Lourdes Tassinari pelo apoio no processo de editoração deste volume.

v. 17, n. 1 (2010)

Editorial

RITA, volume 17, números 1, 2, 3.

Luis C. Lamb

Lisandro Z. Granville

 

Este volume da Revista de Informática Teórica e Aplicada, publica artigos em diversas áreas da Ciência da Computação e de suas aplicações em outros domínios do conhecimento. A abrangência de áreas, característica histórica da RITA, reflete importante missão da nossa revista no contexto nacional. Esta missão é publicar resultados de estado-da-arte, para um grande público nacional e internacional, tendo como princípio o rigor acadêmico.

Os artigos publicados neste volume refletem o crescimento da área de Computação no Brasil, que hoje conta com dezenas de cursos de pós-graduação. Atualmente, a produção acadêmica nacional na área passa por momento de grande crescimento, tendo em vista sua relevância estratégica no contexto internacional. A RITA posiciona-se como revista muldisciplinar na qual a Computação, tanto em seus aspectos fundamentais, quando tecnológicos passam a ser ainda mais relevantes a todos os domínios do conhecimento.

Para melhor cumprir esta missão, a partir de 2010, a passamos a publicar os artigos da RITA em formato eletrônico. Este formato de publicação apresenta algumas características que nos parecem positivas, como: livre acesso, maior agilidade no trabalho editorial, redução do tempo de publicação dos artigos e maior número de artigos publicados por volume editado. Além disso, as novas formas de publicação em meio eletrônico, associados à mudanças culturais e à renovação da comunidade científica, demandam que as publicações ajustem seus modelos de negócio e suas formas de avaliação de artigos, publicação e divulgação de resultados científicos.

Finalmente, agradecemos o apoio da comunidade nacional à RITA, em particular aos revisores anônimos pelo seu trabalho voluntário. Também registramos nosso recohecimento ao doutorando Márcio Dorn e à Lourdes Tassinari pelo apoio no processo de editoração deste volume.





1 a 24 de 24 itens