EVIDENCIANDO PROCESSOS METACOGNITIVOS EM ADA/AVA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.21916Palavras-chave:
aprendizagem, metacognição, ADA/AVA, auto-regulação, mediação.Resumo
Quando se propõe situações de aprendizagem, o professor fica surpreso em constatar que os alunos desenvolvem uma série de condutas. Algumas não muito lógicas, revelam-se eficazes, e outras, aparentemente mais adequadas, dão resultados desconcertantes. Como compreender o que o aluno faz ou quis fazer? Como perceber suas verdadeiras aprendizagens? Nesse contexto, este trabalho teve como foco principal a investigação sobre como promover e evidenciar, por meio de estratégias de ensino e aprendizagem mediadas pelas TIC, processos metacognitivos nos sujeitos em ADA/AVA numa perspectiva sócio-histórica. Estruturou-se num estudo de caso (multicasos) de alunos de ensino fundamental. Os resultados mostram que as estratégias de ensino e aprendizagem, através de ações mediadas em ambientes ADA/AVA, evidenciam e promovem processos metacognitivos.Downloads
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Publicado
2011-07-28
Como Citar
KOCH, S. H. da S.; PASSERINO, L. EVIDENCIANDO PROCESSOS METACOGNITIVOS EM ADA/AVA. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21916. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21916. Acesso em: 30 abr. 2025.
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