Formação de professores na perspectiva da biologia do amor e do fluir em ambientes informatizados
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13609Palavras-chave:
autopoiese, formação docente, informática educacional, prática pedagógicaResumo
Esse texto apresenta uma discussão sobre a formação de professores para a utilizaçãoda informática na escola a partir da teoria da autopoiese e do fluir, destacando
que essa formação configura-se como elemento fundamental para uma mudança
na prática pedagógica. A prática, por sua vez, parece estar relacionada às concepções
subjacentes ao fazer do professor, ou seja, à realização de uma atividade educacional
que valorize as capacidades individuais e coletivas dos alunos e seja baseada
na compreensão das condições, limites e possibilidades de cada um considerando
a afetividade, a responsabilidade e a democracia elementos que viabilizam o
desenvolvimento global e qualitativo do ser humano.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-12-21
Como Citar
MACIEL, M. de F.; FACCIN, L. Formação de professores na perspectiva da biologia do amor e do fluir em ambientes informatizados. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 570–580, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13609. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13609. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).