Mapas conceituais e o projeto arquitetônico: uma aplicação no processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Grasiela Cignachi MPET, IFSul, Campus Pelotas
  • Glaucius Décio Duarte MPET, IFSul, Campus Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.61368

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa. Mapas conceituais. Processo de ensino e aprendizagem. Ensino técnico profissionalizante. Projeto arquitetônico.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados finais de uma pesquisa em que foi realizada uma análise documental, com emprego de mapas conceituais, com fundamentação na Teoria da Aprendizagem Significativa, por sujeitos docentes, como uma ferramenta articuladora dos processos de ensino e aprendizagem inerentes ao trabalho docente associado à disciplina de Projeto Arquitetônico no Curso Técnico em Edificações do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas. Realizou-se a coleta de dados em duas etapas, com utilização de entrevistas e aplicação de questionário investigativo contendo questões abertas e fechadas, visando demonstrar a validade de emprego de mapas conceituais como um instrumento auxiliar para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem em disciplinas de projeto arquitetônico em cursos técnicos profissionalizantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

CIGNACHI, G.; DÉCIO DUARTE, G. Mapas conceituais e o projeto arquitetônico: uma aplicação no processo de ensino e aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61368. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61368. Acesso em: 26 abr. 2025.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas