Proposta de uma Ferramenta de Reforço de Vocabulário na Educação de Surdos

Autores

  • Bruno Pereira Brito UFPA – Universidade Federal do Pará
  • Benedito de Jesus Ferreira UFPA – Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.57668

Palavras-chave:

Língua portuguesa e o surdo, aprendizado de vocabulário e educação especial.

Resumo

O surdo apresenta dificuldade na compreensão da língua portuguesa, devido a limitação de comunicação e a estratégias educacionais inadequadas a sua realidade. A proposta da ferramenta é direcionada para o aprendizado do vocabulário de alunos surdos, baseada em pesquisas da literatura e observações de necessidades em uma escola especializada na educação de surdos. A ferramenta visa auxiliar o processo de aprendizado de vocábulos da língua portuguesa, através da utilização da Língua Brasileira de Sinais, escrita do português e cenários ilustrados. Em uma primeira aplicação a ferramenta impactou de forma favorável na aquisição de novos vocabulários, deste modo, proporciona melhorias no aprendizado da língua portuguesa e na comunicação dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

PEREIRA BRITO, B.; DE JESUS FERREIRA, B. Proposta de uma Ferramenta de Reforço de Vocabulário na Educação de Surdos. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57668. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57668. Acesso em: 19 abr. 2025.

Edição

Seção

Acessibilidade