Proposta de uma Ferramenta de Reforço de Vocabulário na Educação de Surdos
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.57668Palavras-chave:
Língua portuguesa e o surdo, aprendizado de vocabulário e educação especial.Resumo
O surdo apresenta dificuldade na compreensão da língua portuguesa, devido a limitação de comunicação e a estratégias educacionais inadequadas a sua realidade. A proposta da ferramenta é direcionada para o aprendizado do vocabulário de alunos surdos, baseada em pesquisas da literatura e observações de necessidades em uma escola especializada na educação de surdos. A ferramenta visa auxiliar o processo de aprendizado de vocábulos da língua portuguesa, através da utilização da Língua Brasileira de Sinais, escrita do português e cenários ilustrados. Em uma primeira aplicação a ferramenta impactou de forma favorável na aquisição de novos vocabulários, deste modo, proporciona melhorias no aprendizado da língua portuguesa e na comunicação dos alunos.Downloads
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Publicado
2015-07-28
Como Citar
PEREIRA BRITO, B.; DE JESUS FERREIRA, B. Proposta de uma Ferramenta de Reforço de Vocabulário na Educação de Surdos. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57668. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57668. Acesso em: 19 abr. 2025.
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