TRABALHO EM GRUPO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM FOCO NA ORGANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES E ESTRUTURA SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.57600Resumo
Este artigo trata da análise das relações interpessoais de grupos no contexto virtual. Seu objetivo principal é refletir sobre a importância da estrutura social e sua influência nas interações entre pares, estabelecidas em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). É apresentado um levantamento teórico sobre a estrutura e o funcionamento de grupos no contexto educacional. A metodologia empregada foi um estudo de caso piloto. Para a coleta de dados, foram mapeadas as interações que ocorreram através das funcionalidades Fórum e Contatos do AVA ROODA em uma disciplina de graduação, ministrada a distância. Como resultado, apresenta-se a análise das relações interpessoais de grupos de alunos e um mapeamento destas em forma de gráfico através de uma funcionalidade desenvolvida para este ambiente, intitulada Mapa Social.Downloads
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Publicado
2015-07-28
Como Citar
ROSSETTI M. FERREIRA, G.; A. BEHAR, P.; WEBER ROSAS, F. TRABALHO EM GRUPO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM FOCO NA ORGANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES E ESTRUTURA SOCIAL. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.57600. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/57600. Acesso em: 25 abr. 2025.
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MOOC/EAD
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