HISTÓRIA DA TRADUÇÃO NO BRASIL: PERCURSOS SECULARES

Autores

  • Dennys Silva-Reis Universidade de Brasília
  • John Milton Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Historiografia da tradução no Brasil, História da tradução no Brasil, Tradução no Brasil, Interpretação no Brasil

Resumo

O presente ensaio tenta fazer um apanhado geral da história da tradução e da interpretação no Brasil desde o século XVI até os dias atuais. Busca-se mostrar personagens, obras e processos históricos importantes para o domínio dos Estudos de Tradução na América Portuguesa. Depreende-se igualmente os principais paradigmas da História da tradução brasileira a partir dos acontecimentos históricos ocorridos por séculos. Em suma, é uma visão panorâmica e crítica da história brasileira da interpretação e da tradução para os leigos neste domínio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dennys Silva-Reis, Universidade de Brasília

Mestre em Estudos da Tradução (POSTRAD) e doutorando em Literatura (POSLIT) pela Universidade de Brasília. Seus principais eixos de trabalho são: Literatura Francófona, História da Tradução e Tradução intersemiótica. Igualmente é tradutor e cronista em seu blog Historiografia da tradução no Brasil (http://historiografiadatraducaobr.blogspot.com.br). E-mail: reisdennys@gmail.com. Brasília, Brasil.

John Milton, Universidade de São Paulo

Professor Titular do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Graduação em Letras - Literatura Inglesa & Espanhol da Universidade de Wales (Swansea), 1978, mestrado pela PUC/São Paulo em Linguística Aplicada (1986) e doutorado pela Universidade de São Paulo em Literatura Inglesa (1990). Atualmente, é professor titular na área de Estudos da Tradução na USP e coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Estudos da Tradução. Atua nas seguintes áreas: Sociologia, História e Política da tradução, Tradução literária e Traduções e adaptações de Shakespeare.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Textos teóricos