“QUAL ALTERIDADE PARA O LINGUISTA? ALGUMAS CONFLUÊNCIAS DA ANÁLISE DO DISCURSO À PRAGMÁTICA, DA ENUNCIAÇÃO À CO-ENUNCIAÇÃO INDICIADA”, DE JEAN SZLAMOWICZ

Autores

  • Silvana Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Patrícia Pereira Unipampa.

Palavras-chave:

linguística, alteridade, linguística da enunciação de Antoine Culioli

Resumo

O texto em tradução trata das relações e distinções entre três áreas de estudo da Linguística: Pragmática, Análise do Discurso e Linguística da Enunciação baseada na obra de Antoine Culioli. O artigo problematiza o prestígio da Filosofia em relação à Linguística e as relações entre os dois campos de saber, polêmica inúmeras vezes esquecida pela própria Linguística. O artigo têm dois objetivos: 1) estabelecer reflexões de ordem metodológica sobre uma análise linguística da alteridade na língua; 2) estabelecer um diálogo com as pesquisas sobre a obra de Antoine Culioli. A presente tradução tem o seguinte objetivo: problematizar a noção de alteridade para a Linguística brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Professora Adjunta da área de Língua Portuguesa e Linguística da UFRGS. Atua no Curso de Letras da universidade. Pesquisa os seguintes temas: sintaxe, ensino de escrita, linguística da enunciação.

Patrícia Pereira, Unipampa.

Graduanda em Letras - Unipampa.

Downloads

Publicado

2016-06-29

Edição

Seção

Traduções comentadas