Uma breve análise do currículo formal e real: práticas educativas e a lei 10.639/03

Gabriela Teixeira Gomes, Júlio César Madeira

Resumo


Resumo: As discussões em torno do Ensino de História e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras ampliaram-se na medida em que a Lei 10.639/03 trouxe a obrigatoriedade do ensino dessas temáticas na educação básica. Nesse sentido, propõe-se como pano de fundo para o presente texto uma discussão sobre os avanços e recuos da referida legislação, bem como apresentar alguns resultados de uma pesquisa realizada no ano de 2014, durante o curso de Mestrado Profissional em História do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande. A investigação ocorreu numa escola pública estadual no município de Pelotas- RS e consistiu na análise das dimensões formal e real do currículo à luz da Lei 10.639/03, buscando compreender as práticas educativas de professores para o Ensino de História Afro-Brasileira e Africana.

Abstract: Discussions about the History teachings, African and Afro-Brazilian culture has been widened to the extent that Law 10.639/03 brought the mandatory teaching of these subjects in school lessons. In this sense, it is proposed as a backdrop for this paper a discussion of the advances and retreats of that legislation, as well as show some results of a survey conducted in 2014, during the course of Post Graduation in Master Degree in History at the Federal University of Rio Grande. The research took place at a state school in the city of Pelotas and consisted of the analysis of the formal and real dimensions of the curriculum in the light of Law 10.639/03, seeking to understand the educational practices of teachers for the teaching of History Afro-Brazilian and African Culture.


Palavras-chave


Palavras- Chave: Lei 10.639/03. Currículo. Ensino Fundamental. Professores. Práticas Educativas.

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Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973