Os jovens no cotidiano escolar em uma periferia de Porto Alegre

Tanise Baptista de Medeiros

Resumo


O presente trabalho trata de relato de experiência de prática docente realizada em uma escola pública da rede estadual de ensino na periferia de Porto Alegre, com jovens de Ensino Médio. Traz reflexões suscitadas a partir da prática de ensino, evidenciando questões como o ser jovem na periferia, culturas juvenis, projetos de vida, os jovens e suas relações com os saberes. Numa perspectiva de desnaturalização do espaço escolar e das práticas de ensino e aprendizagem, busca-se trazer a tona o jovem como agente no Ensino Médio, num contexto local marcado por ocupações estudantis, greve de docentes e precarização do ensino público, além dos atravessamentos do cotidiano da comunidade onde a escola está inserida.


Palavras-chave


escola, juventudes e Ensino Médio, culturas juvenis

Texto completo:

PDF

Referências


CHARLOT, Bernard. A relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cad. Pesq., São Paulo, n 97, p. 47-63, maio 1996.

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sociocultural. In: DAYRELL, J. (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

________________ A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc. , Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007. Disponível em

________________ O rap e o funk na socialização da juventude. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 117-136, jan./jun. 2002.

FONSECA, Cláudia. Preparando-se para a vida: reflexões sobre a escola e adolescência em grupos populares. Em Aberto, Brasília, ano 14, n. 61, jan./mar. 1994.

MEINERZ, Carla Beatriz. Adolescentes do pátio: outra maneira de viver a escola. Porto Alegre: Ed. UniRitter, 2009

PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando; GIL, Carmel Zeli; MEINERZ, Carla. Docência em História: implicações das novas disposições curriculares do ensino médio. Rev. Bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 95, n. 239, p. 152-174, jan./abr. 2014


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973