Narrando o passado: o jornal nas aulas de História

Aline Mendes Lima

Resumo


No relato são apresentadas reflexões decorrentes das vivências da disciplina Estágio de Docência em História. O presente texto surgiu da necessidade de refletir acerca das possibilidades do uso de jornais nas aulas de História. Ao apresentar um trabalho desenvolvido com estudantes do Ensino Médio,busca-se  problematizar o uso e produção de periódicos em sala de aula.


Palavras-chave


História; Jornais; Ensino

Texto completo:

PDF

Referências


Referências

ABUD, Kátia Maria. Ensino de história. São Paulo: CENGAGE Learning, 2010.

ANTUNES, Antônio Gleivérson Gliese Costa. O Jornal em Sala de Aula: Experiência docente com alunos do Ensino Médio. In: Anais do V Encontro Estadual de História: Conhecimento Histórico e Diálogo Social, CERES UFRN, 2012.Disponível em: http://www.rn.anpuh.org/ evento/veeh/veeh.html. Acesso em 11/7/2014.

BOSCHI, Caio César. Por que estudar história? São Paulo: Ática, 2007.

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

FARIA, Maria Alice. Para ler e fazer jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.

_________________. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.

HAYDT, Regina Celia Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem.São Paulo: Ática, 2000.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.

LEITE, Patrícia; GOMES, Raimunda Aline. Demônio ou líder? O discurso de Veja e Carta Capital sobre a morte de Hugo Chávez. In: 9° Encontro Nacional de História da Mídia. UFOP- MG, 20013. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/ouro-preto-sedia-9o-encontro-nacional-de-historia-da-midia. Acesso em 21/7/2014.

REIS, Antônio. O jornalista e o historiador: aproximações e diferenças. In: Penélope. Lisboa: Cosmos. Nº12, 1993.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A formação do professor de história e o cotidiano da sala de aula. In: Bittencourt, Circe (org.) O saber histórico na sala de aula. 9. ed. São Paulo: Contexto, p.54 a 68, 2004.

SEFFNER, Fernando. Aprendizagens significativas em História: critérios de construção para atividades em sala de aula. In: GIACOMONI, Marcelo Paniz; PEREIRA, Nilton Mullet, (orgs.) Jogos e ensino de história. Porto Alegre: Evangraf, 2013

VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973