Descobrindo a África: uma experiência de ensino da história africana no estágio docente supervisionado

Autores

  • Fernanda de Amorim Golembiewski Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Estágio docente. História da África. Lei 10.639/03.

Resumo

Este artigo discute uma experiência de ensino de história da África em estágio docente supervisionado no ensino médio. A temática de história da África foi escolhida como central no planejamento de estágio, visando atuar na construção de imagens positivas do continente africano, desfazendo, dessa forma, visões estereotipadas e incompletas que comumente são construídas sobre ele. A escolha dessa temática se justifica pelo intuito de atuar na construção de relações sociais de respeito à diversidade e combate ao racismo, conforme Artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional. 

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Biografia do Autor

Fernanda de Amorim Golembiewski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando do curso de Licenciatura em História

Referências

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>. Acesso em: 28 jun. 2014.

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Publicado

2015-03-09

Edição

Seção

Relatos