Tecendo falas e problematizando olhares no cotidiano escolar: a compreensão dos alunos do ensino médio no estudo das religiões afro-brasileiras
Palavras-chave:
Cultura afro-brasileira, Lei nº 10.639/2003, Racismo (Cotidiano escolar)Resumo
Este artigo aborda uma reflexão e compreensão dos alunos do ensino médio da Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles no estudo das religiões afro-brasileiras. Como fundamentação teórica tratou-se do conceito e importância do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e a discussão da Lei nº 10.639/03, um dos balizadores da constituição de uma educação anti-racista no cotidiano escolar. Como metodologia, foi realizada uma entrevista com 6 alunos participantes. A questão que norteou a entrevista levou em conta principalmente o significado para eles do estudo de um dos principais elementos da cultura afro-brasileira. Conclui-se que os alunos compreendem que o estudo das religiões afro-brasileiras atua de forma de combater o racismo e de exaltar a história e cultura do povo negro para a nossa sociedade.
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