Tecendo falas e problematizando olhares no cotidiano escolar: a compreensão dos alunos do ensino médio no estudo das religiões afro-brasileiras

Autores

  • Lueci da Silva Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Cultura afro-brasileira, Lei nº 10.639/2003, Racismo (Cotidiano escolar)

Resumo

Este artigo aborda uma reflexão e compreensão dos alunos do ensino médio da Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles no estudo das religiões afro-brasileiras. Como fundamentação teórica tratou-se do conceito e importância do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e a discussão da Lei nº 10.639/03, um dos balizadores da constituição de uma educação anti-racista no cotidiano escolar. Como metodologia, foi realizada uma entrevista com 6 alunos participantes. A questão que norteou a entrevista levou em conta principalmente o significado para eles do estudo de um dos principais elementos da cultura afro-brasileira. Conclui-se que os alunos compreendem que o estudo das religiões afro-brasileiras atua de forma de combater o racismo e de exaltar a história e cultura do povo negro para a nossa sociedade. 

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Biografia do Autor

Lueci da Silva Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante de graduação do Curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

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Publicado

2015-03-09

Edição

Seção

Dossiê Temático