O tempo presente no ensino de História: uma experiência de produção audiovisual em EAD
Palavras-chave:
Tempo Presente. Ensino de História. Educação a Distância.Resumo
O presente artigo tem por objetivo principal apresentar um exemplo de utilização de uma temática recorrente em estudos sobre o Tempo Presente, a saber, a Segunda Guerra Mundial, nas aulas de História. Este trabalho relata a experiência de produção e utilização do material audiovisual “Memórias que vieram do mar”, produzido no âmbito do Núcleo de Ensino a Distância (NEAD) da Universidade Tiradentes (UNIT). São propostas múltiplas possibilidades de utilização deste material na graduação em História. Este trabalho trouxe, entre vários resultados, a certeza de que materiais dessa natureza podem contribuir sobremaneira para a dinamização das aulas, como também para a preservação da memória de fatos importantes da nossa história.
Downloads
Referências
CRUZ, Dulce Márcia. A construção do professor midiático: o docente comunicador na educação a distância por videoconferência. Cadernos de Educação. Pelotas, p. 201 – 214, jan./ jun. 2008.
NAPOLITANO, Marcos. Fontes audiovisuais: a história depois do papel. In.: PINSKY, Carla Bassaneri. (org.) Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2004.
NOVA, Cristiane. O cinema e o conhecimento da História. In.: O olho da História. n. 3. dez./ 1996.
PONTES, Elisio B.; SOUSA, Carlos Alberto L. de.; COUTINHO, Laura Maria. Linguagem audiovisual e Educação a Distância. In.: SOUZA, Amarila M. de; FIORENTINI, Leda Maria R.; RODRIGUES, Maria Alexndra M. de. (orgs.) Educação Superior a Distância: Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede (CTAR). Brasília: UnB, Faculdade de Educação, 2009.
SAMUEL, Raphael. História Local e História Oral. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.9, n.19, p. 219-243, set. 1989/fev. 1990.
SILVA, Sávio Tarso P. da. História, documentário e exclusão social. In.: NÓVOA, Jorge; BARROS, José D’Assunção. Cinema-história: teoria e representações sociais no cinema. 2. ed. Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.