Ensino de História indígena e EJA: práticas e desafios

Augusta Silveira

Resumo


O presente artigo busca discutir os desafios, as práticas e limites do ensino de História Indígena na Educação de Jovens e Adultos a partir das experiências do estágio curricular obrigatório de História no Ensino Médio. O estágio em questão foi realizado  ao longo do primeiro semestre de 2014 no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp - UFRGS). O objetivo é refletirmos sobre o ensino de História Indígena a partir das atividades realizadas com a turma em questão e seus resultados, analisando possibilidades de debate, preconceitos comuns entre os alunos e como é possível inserí-la de forma pertinente em sala de aula. A partir disso, podemosproblematizar os estereótipos sobre os povos indígenas tanto no imaginário social partilhado dentro e fora da escola, como na Educação Superior.


Palavras-chave


Ensino de História; História Indígena; Educação de Jovens e Adultos

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Referências


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Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973