A temática indígena no ensino de História do Brasil: uma análise da coleção didática Projeto Araribá (2008-2013)

Edgar Ávila Gandra, Felipe Nunes Nobre

Resumo


O presente estudo busca analisar como se dava o tratamento da temática indígena no Ensino de História entre 2008 e 2013, através da análise da coleção didática Projeto Araribá – História, a mais distribuída pelo Programa Nacional do Livro Didático no período em foco. Percebemos que os povos indígenas ganham visibilidade no texto didático de três formas: através de menções passageiras; quando aparecem enquanto objeto da ação colonizadora; e quando se busca construir conhecimentos sobre eles. Percebemos também que a narrativa didática é construída a partir de escolhas que escamoteiam as informações que permitiriam dar maior visibilidade e destaque aos povos indígenas, promovendo, portanto, um silenciamento sobre o papel desses povos na história do país.  


Palavras-chave


Ensino de História; temática indígena; livro didático

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Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973