Canções que embalam a História: apontamentos metodológicos para o uso da Música Popular Brasileira na sala de aula

Autores

  • Luís Guilherme Ritta Duque Faculdade Cenecista de Osório (Facos)

Palavras-chave:

Ensino de História, História do Brasil, Música Popular Brasileira.

Resumo

Frequentemente, a música popular brasileira é utilizada como recurso pedagógico em sala de aula; porém, na maioria das vezes, nas atividades desenvolvidas é dada ênfase à letra da canção. O presente trabalho tem por objetivo apresentar possibilidades de utilização da canção brasileira considerando uma diversidade de elementos presentes tanto nas obras musicais, quanto no contexto histórico da produção das canções. Para tanto, serão apresentadas algumas canções produzidas no século XX, discutindo, a partir de uma série de variáveis, as suas possibilidades enquanto recurso pedagógico nas aulas de História.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Guilherme Ritta Duque, Faculdade Cenecista de Osório (Facos)

Luís Guilherme Ritta Duque, mestre em História, professor dos cursos de História e Pedagogia da Faculdade Cenecista de Osório (Facos).

Downloads

Publicado

2015-03-09

Edição

Seção

Dossiê Temático